O fumeiro já está bem curado e pronto a comer no XXI Festival de Sabores Mirandeses, que acontece no Jardim dos Frades Trinos, em Miranda do Douro, entre 14 e 16 de fevereiro. E quem diz fumeiro, diz muitos outros produtos-estrela da gastronomia mirandesa.
Roscos, sodos, bola doce, carne mirandesa de várias raças DOP – como a vitela mirandesa e o cordeiro mirandês -, a carne de porco e os seus derivados estarão em destaque no festival, onde não faltará “o bom vinho que se produz na região”, anunciou a organização.
Para além da gastronomia, também a cultura e tradição vão estar presentes, com demonstrações e venda de artesanato. O objetivo do festival é “estimular e divulgar o artesanato e a gastronomia local, como forma de preservação da cultura popular”, incentivando um desenvolvimento sustentável.
Em paralelo, o XXI Festival de Sabores Mirandeses organiza passeios de BTT e pedestres, assim como apresentações de livros no recinto da feira. Outro dos atrativos são as montarias ao javali, em que os monteiros têm oportunidade de “conviver de perto com a cultura, tradição, gastronomia, fauna e flora” da região.