Dormir uma sesta de 15 a 35 minutos pode trazer benefícios cognitivos e físicos a qualquer trabalhador, especialmente durante a jornada de trabalho. Quem o diz é, por exemplo, Sara C. Mednick, professora associada de Psicologia na Universidade da Califórnia e autora do livro Tire uma sesta! Mude sua vida. A maioria das empresas não proporciona essa pausa, mas em Lisboa há um sítio – bem perto de várias organizações – onde dormir a sesta é uma missão: o novo Sayanna Wellness do Sana Malhoa.
“Está provado que uma sesta de 20 a 35 minutos traz benefícios”, diz a terapeuta do spa, já com tudo preparado para iniciar o tratamento da Sesta Eficaz (Power Nap). O segredo é colocar o corpo em posição de gravidade zero. “Permite um relaxamento absoluto porque ficamos com os joelhos à altura do coração. Mesmo deitados na horizontal, temos sempre alguma parte do corpo em esforço”, explica.
Uma vez deitados de barriga para cima na marquesa – que é regulada para facilitar a posição de gravidade zero -, tudo convida ao relaxamento. A música ajuda a abrandar o ritmo. Como complemento da sesta, pode-se receber uma massagem à cabeça, pescoço, ombros ou pontos reflexos nos pés. A maior parte das pessoas não chega a adormecer, mas consegue descansar.
- Fotografia: DR
- Fotografia: DR
O outro tratamento exclusivo do Sayanna Wellness do Sana Malhoa é o Alívio da Tensão Digital (Office Tension Relief), nada mais que uma massagem feita nas zonas do corpo mais afetadas pelas más posturas que adotamos durante o dia – sentados na secretária ou de pé, de pescoço curvado para o smartphone, por exemplo. São massajadas as costas, ombros e pescoço, braços, antebraços e mãos.
A terapeuta faz as massagens à vez (com a pessoa deitada de barriga para baixo e para cima) com um óleo de alecrim, pimenta preta, gengibre e lavanda da Aromatherapy Associates. O mesmo é utilizado para fazer as massagens, por ter propriedades relaxantes. Antes de tudo, porém, faz-se um exercício de respiração útil para o dia-a-dia: o chamado box breathing, que consiste em inspirar, suster, expirar e suster em quatro tempos.
Após os tratamentos, segue-se para uma sala de relaxamento (onde é servido um chá com frutos secos), e pode-se aproveitar ainda a hidromassagem, spa, sauna e banho turco do spa. Este serviço entrou em funcionamento em agosto de 2019 e está disponível todos os dias, das 07h às 21h, no hotel Sana Malhoa, ao pé da Praça de Espanha, em Lisboa.
