Museu Judaico do Porto assinala o Dia Europeu da Cultura Judaica com atividades gratuitas

Museu do Holocausto do Porto (Fotografia de Leonel de Castro/GI)
O programa para este domingo, dia 4, inclui visitas gratuitas ao Museu do Holocausto do Porto, sessões de cinema, uma exposição de pintura, música e comida israelita.

A pretexto do Dia Europeu da Cultura Judaica, que se assinala no primeiro domingo do mês de setembro – este ano celebra-se no dia 4 -, o Museu Judaico do Porto propõe uma programação especial, para dar a conhecer as memórias, tradições e valores da cultura judaica, que se cruzam com a história da cidade do Porto.

Neste dia, o Museu estará aberto a toda a população, com entrada livre. Durante o resto do ano, apenas está aberto às escolas, cursos de professores e à comunidade judaica, pelo que “será uma oportunidade única para conhecer a coleção de objetos e documentos relacionados com a prática religiosa judaica e com a história milenar dos judeus no Porto, assim como a importância arquitetónica e simbólica da maior sinagoga da Península Ibérica”, lê-se em comunicado.

O espaço acolhe ainda a exibição do filme “Sefarad”, que conta a história da comunidade judaica na cidade do Porto desde 1496 até à atualidade. Haverá sessões gratuitas às 10h30, 12h30 e 15h.

No jardim da sinagoga será possível visitar uma exposição de pintura, com obras diversos autores portugueses e estrangeiros que foram coordenados pela pintora Flor Mizrahi.

Ao longo de todo o dia, o coro Mekor Haim fará atuações de música litúrgica hebraica tanto no Museu Judaico do Porto como no Museu do Holocausto, que por sua vez terá entrada livre durante todo o dia. Durante a visita ao museu, criado em 2021, será apresentado um excerto da longa metragem “A Luz de Judá”, com passagens de refugiados judeus na Cidade do Porto em 1940.

A proposta do Museu Judaico do Porto para este dia inclui ainda uma visita ao restaurante kosher Ibéria, na rua do Campo Alegre, para provar alguns pratos da cozinha israelita.

Restaurante Ibéria (Fotografia: DR)

 

O Dia Europeu da Cultura Judaica visa dar a conhecer e preservar a cultura e a tradição judaicas na Europa, através de programas culturais diversos coordenados pela Associação Europeia para a Preservação e Promoção da Cultura Judaica e do Património, pelo Conselho Europeu de Comunidades Judaicas, pela B’nai B’rith Europa e pela Biblioteca Nacional de Israel em diversas cidades europeias.



Ler mais







Send this to friend