O evento contará com “conferências, workshops, jogos, mercadinho, ateliês para crianças, música, entre muitas outras atividades”, refere uma nota da Câmara Municipal da Mealhada divulgada hoje.
“A ideia é dar as boas-vindas à primavera, celebrar o Dia da Árvore e da Floresta e o Dia Mundial da Água. É também usufruir de um espaço único – o Parque da Cidade – numa iniciativa que tem como tema agregador a sensibilização para a defesa do ambiente”, descreve a autarquia presidida por Rui Marqueiro.
Para os dois dias estão programadas atividades para adultos, como conferências e oficinas de construção de armadilhas para a vespa asiática, degustações de mel da floresta, ensino de técnicas de sobrevivência na floresta ou produção caseira de cogumelos.
Há ainda várias atividades orientadas para as crianças, como oficinas de reutilização, histórias na floresta e jogos diversos.
“O BioFestival de Primavera será também um evento para as famílias, na medida em que se pretende trazê-las para a floresta e proporcionar-lhes momentos de comunhão com a natureza, quer passeando, quer fazendo um piquenique com as iguarias que podem ser adquiridas no ‘Cantinho dos Sabores de Primavera'”, refere a nota do município.
O evento conta com zona de expositores, ‘showcooking’, música, dança, teatro, exposições, caminhadas, uma saída noturna para observação de espécies selvagens e a devolução à natureza de um animal selvagem pelo CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.
O BioFestival de Primavera insere-se no ciclo de eventos “BioInovação”, que tem como objetivo partilhar conhecimentos de inovação inspirada na natureza, tendo já sido realizado, em novembro de 2019, o BioFestival de Outono.
