Publicidade Continue a leitura a seguir

Março é o mês dos remendos e vai ter um workshop criativo com malhas

Este workshop da Oficina das Malhas vai acontecer online. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Ensinar a fazer remendos criativos em peças de roupa de malha é o objetivo principal deste workshop organizado pela Oficina das Malhas e ministrado pela tricotadeira Maria David Castro. A sessão será transmitida em direto, a partir do Atelier de Costura Portuense, para casa dos participantes, no dia 26 de março e está marcada para as 20h30.

“Está na moda fazer remendos não de forma a disfarçar por completo o defeito da peça, mas sim a integrá-lo, dentro de uma lógica criativa”, explica Maria David Castro, da Oficina das Malhas, à Evasões. Caída em desuso por se ter tornado mais acessível a compra de novas roupas quando as antigas se estragavam, a prática dos remendos está aos poucos a voltar.

Kate Sekules, autora e académica inglesa, é a impulsionadora do movimento “Mendmarch” (junção de “emendar”, ou “consertar” e “março”) nas redes sociais, que incentiva as pessoas a remendar peças acidentadas, velhas ou com defeitos com recurso à costura. De há uns anos para cá, durante o mês de março, todos os dias partilha a sua paixão com quem a segue.

Inspirada pelo movimento, Maria David Castro – que já tricota “desde pequenina” e dinamiza o pequeno estúdio da Oficina das Malhas no Porto – vai dar um workshop de remendos em peças de malha, uma vez que tem experiência acumulada a trabalhar com esse material – nomeadamente na execução de peças para marcas de vestuário e para teatro.

O workshop consistirá numa sessão coletiva de uma hora, transmitida através da plataforma Zoom (máximo de 10 participantes) e “em que serão visionados vídeos pré-gravados com três situações diferentes de arranjos criativos em peças de malha, devidamente comentados”, detalha. “A ideia é que as pessoas possam pegar numa peça de malha com buraco, defeito ou uso polido, e aprender a resolver isso”.

Para participar, além de fazer a inscrição prévia, é necessário ter agulhas grossas (de tecelagem), uma tesoura pequena e um instrumento que ajude a moldar a zona afetada da malha. O workshop custa 20 euros por pessoa, e a boa notícia é que quem não tiver os materiais requeridos pode sempre pedir um kit com agulhas, fios variados e um ovo de plástico, por mais cinco euros, e que é enviado por correio antes da aula.