Publicidade Continue a leitura a seguir

Lisbon Helicopters lança “rota de Natal” sobre Belém a preço especial

A rota de Natal da Lisbon Helicopters sobrevoa a zona de Belém a partir do heliporto de Algés. (Fotografia de Rita Chantre/GI).

Publicidade Continue a leitura a seguir

O check-in na experiência da Lisbon Helicopters faz-se com os pés em terra firme e implica o visionamento de um vídeo sobre as regras de segurança a cumprir a bordo da aeronave. É tudo semelhante ao que se passa nos aviões, com a diferença de que aqui todos os tripulantes (três, além do piloto) colocam, a bordo, auscultadores para se protegerem do ruído do motor e conseguirem comunicar fluentemente.

As pás giram ruidosamente enquanto os passageiros entram no helicóptero e lhes são colocados os cintos. Confirmados todos os procedimentos necessários, é iniciada a descolagem e em poucos segundos o aparelho ergue-se a vários metros do heliporto, construído propositadamente para a Lisbon Helicopters (que pertence à Helibravo, com quase 30 anos de experiência) poder operar em Algés.

Num piscar de olhos todo o horizonte se eleva e as coloridas casas da marginal, a foz do Tejo e a própria Torre VTS (centro de controlo do tráfego marítimo de Lisboa) diminuem de escala, dando lugar à esteira azul do rio e à mancha verde da margem sul. O helicóptero – da marca americana Robison e modelo R44 – ganha velocidade (até 110 km/h) e vai acompanhando o rio paralelo à margem entre Algés e Belém.

Admira-se a arquitetura da Fundação Champalimaud, definem-se as linhas do Forte do Bom Sucesso e quase dá a tentação de acenar aos turistas na Torre de Belém. A 160 metros de altitude, a Rosa dos Ventos e o Padrão dos Descobrimentos ganham outro impacto e mais para dentro do rio, parecem miniaturas animadas os carros que passam na Ponte 25 de Abril, sob o olhar atento da estátua do Cristo Rei.

São oito minutos capazes de despertar nos adultos as emoções de uma criança – afinal, todos parecem guardar um certo fascínio pela capacidade de voar como os pássaros e ver o mundo de cima, e como ele é desordenadamente belo e diferente. Até 6 de janeiro, para dinamizar o seu relançamento no mercado turístico, a Lisbon Helicopters promove esta Rota de Natal (Jerónimos) ao preço de 49 euros/pessoa.

 

Outras rotas

A Lisbon Helicopters assume-se, neste momento, como a única empresa a operar voos turísticos de helicóptero no país. Além da rota de Natal, que sobrevoa alguns dos principais pontos de interesse turístico da zona de Belém, tem outras rotas de 8, 10, 15, 20, 30 e 45 minutos: Lisboa Belém; Lisboa Descobrimentos (com passagem sobre as praias da Caparica); Estoril & Cascais; Sintra; Cascais & Cabo da Roca; e Cabo da Roca & Sintra. A pedido, a empresa também realiza batismos de voo e o transporte de passageiros até à Comporta, para um almoço, por exemplo, assegurando o regresso.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.