Aprender a cozinhar “receitas milenares, passadas de geração em geração e que não estão escritas em nenhum livro” é o convite lançado pela Junta de Freguesia de Arroios, que organiza os workshops “Delícias do Oriente”, em Lisboa.
Estas aulas de cozinha vão ser ministradas por refugiadas das guerras da Síria, Iraque e Afeganistão, segundo comunicado da junta de freguesia, e incluirão menus típicos daqueles países. No final, os participantes jantam aquilo que cozinharam.
Os workshops terão lugar às quintas-feiras, das 18h30 às 21h, na cantina da Escola Secundária de Camões, na praça José Fontana. As inscrições – limitadas a 20 pessoas e disponíveis até à véspera da data pretendida – fazem-se através do email geral@jfarroios.pt e custam 25 euros por pessoa, valor que inclui um prato principal, sobremesa e bebida.
Segundo o mesmo comunicado, o lucro da iniciativa será doado à cozinheira e à intérprete, “tendo como objetivo final dar apoio a todas as refugiadas sírias, iraquianas e afegãs que estiveram envolvidas no projeto”, que pretende promover a interculturalidade.
Esta iniciativa insere-se também na programação cultural do Núcleo do Médio Oriente e Ásia Ocidental da Biblioteca de São Lázaro, em Arroios.