Está a aproximar-se a época de hibernação dos morcegos, mas até ao final de setembro ainda é possível conhecer melhor este pequeno mamífero voador, que continua envolto numa aura de mistério.
O programa Há Morcegos no Castelo, desenvolvido pela empresa Biota, em parceria com o Castelo de São Jorge, Lisboa, convida os entusiastas da vida animal a observar morcegos, a conhecer a sua biologia e os seus habitats, assim como ajuda a desmistificar medos e a sensibilizar para a sua conservação.
As últimas visitas guiadas do ano realizam-se nos dias 10, 20 e 23 de setembro, a partir das 20.30 horas, no Castelo de São Jorge. A atividade é orientada por um biólogo e dura duas horas. O castelo acolhe seis espécies, mas apenas o morcego-rabudo, o morcego-anão, o morcego-pigmeu e o morcego-orelhudo são avistados com alguma facilidade. Para ajudar na identificação, os grupos, com um máximo de 15 pessoas, farão a visita munidos de detetores de ultrassons, que emitem barulho quando os animais se aproximam, além de uma luz frontal e de um guia com as frequências emitidas por cada uma das espécies, entre outras informações de conservação e ecologia. E, aqui, as crianças estão em clara vantagem, dado que a sua maior amplitude de frequência lhes permite ouvir sons produzidos pelos morcegos que os adultos não conseguem, explica Catarina Azinheira, gestora de projeto da Biota.

(Fotografia de José Frade/DR)
Além da partilha de informação sobre os únicos mamíferos com a capacidade de voar, a visita pretende sensibilizar para a sua conservação, já que como comedores ávidos de traças, moscas e mosquitos, conseguindo ingerir um terço da sua massa corporal por noite, os morcegos desempenham uma função importantíssima na prevenção de pragas, sobretudo na agricultura. A escassez de insetos provocada pela diminuição da temperatura no outono e no inverno motiva a sua hibernação entre novembro e fevereiro, dando tempo para se prepararem para a época de reprodução, a partir de abril.
Desconstruir ideias como “os morcegos são cegos”, “enfiam-se no cabelo” ou “dão azar” é outro objetivo destas visitas, aptas para maiores de cinco anos.
Há Morcegos no Castelo
10, 20, 23 de setembro | 20h30
Maiores de 5 anos
Duração aproximada de 2h
Inscrição prévia através dos contactos 218 800 620/info@castelodesaojorge.pt
Preço: 10 euros (bilhete normal); 5 euros (menores de 18 anos)
