Latas de sardinha dão música em festival este fim de semana em Portimão

A percussão vai tomar conta das ruas de Portimão e Alvor. (Fotografia: DR)
Primeira edição do festival DDP - Dias da Percussão Portimão acontece este fim de semana, de 25 a 27 de julho, com a participação de percussionistas de renome nacional e internacional. A programação é aberta à comunidade e inclui desfiles e masterclasses.

Durante três dias, Portimão, no Algarve, será a “capital da percussão”, reunindo “percussionistas de renome nacional e internacional” na primeira edição de DDP Dias da Percussão Portimão. A programação, diversificada, inclui concertos, desfiles, oficinas e masterclasses desde a música tradicional à contemporânea, clássica e passando pelo jazz, anunciou o evento em comunicado.

A edição vai abrir com uma noite dedicada ao jazz. Ao palco sobe, na sexta-feira (25), o João Guimarães Grupo para apresentar o seu mais recente trabalho, *UM*, com João Guimarães no saxofone, Eduardo Cardinho no vibrafone, Francisco Brito no contrabaixo e Márcos Cavaleiro na bateria. Acontece às 19h no grande auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

No sábado, pelas 19h, também no referido grande auditório do TEMPO, o duo Isabel Vaz (violoncelo) e Vasco Dantas (piano) vai mostrar “uma fusão artística única de dois conceituados artistas musicais”, com a participação especial de Vasco Ramalho na marimba, interpretando obras de Joly Braga Santos e R. Aaron Walters com paragem obrigatória nas “4 Cidades” do compositor turco Fazil Say.

O último dia do DPP Dias da Percussão Portimão 2021 é dedicado à música contemporânea para percussão e acontece no Museu de Portimão. Este concerto de encerramento, às 17h, inicia com a estreia da encomenda do festival a João Pedro Oliveira, “In the House of the Glass King (2021)”, escrita para Vasco Ramalho (marimba), Nuno Aroso (vibrafone) e Algarve Grupo de Percussão Contemporânea.

Destaque ainda para uma “homenagem à cidade de Portimão e às suas gentes” feita Vasco Ramalho. Este artista irá estrear uma obra musical criada para Marimba e “Sardinhofone”, um instrumento idealizado e construído pelo portuense Flávio Monteiro a partir de antigas latas de sardinha. A performance que terá lugar dia 27 (domingo), pelas 15h, no foyer exterior do Museu de Portimão.

 

Animação pelas ruas e masterclasses

O festival Dias da Percussão Portimão vai estender-se às ruas de Portimão e Alvor com um desfile a cargo dos Bomboémia, Grupo de Percussão da Universidade do Minho. Já a Black Box do TEMPO e o Auditório do Museu de Portimão recebem as masterclasses de vibrafone, marimba e bateria, enquanto o Jardim 1 de Dezembro vai acolher a Oficina de Percussão Africana, na tarde de sábado.



Ler mais







Send this to friend