1 | Assistir a um showcooking no Mercado Temporário do Bolhão
(Fotografia: Adelino Meireles/GI)
Arranca este sábado o Chef no Bolhão – Gastronomia Descomplicada, um ciclo de cinco eventos, sempre ao sábado, onde o chef Carlos Torres, do grupo éLeBê, em parceria com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo, vai apresentar receitas simples e saborosas. A primeira sessão, no sábado, é gratuita e começa por volta das 11h. Os participantes vão aprender duas receitas de sobremesas.
2 | Ouvir a um concerto na Igreja da Lapa
(Fotografia: Pedro Kirilos/GI)
A Igreja da Lapa recebe, este sábado, a Orquestra Filarmónica Portuguesa, sob a direção do Maestro Osvaldo Ferreira, para um concerto sinfónico. Será interpretada a Sinfonia nº 9 em Mi menor, do compositor Antonín Dvořák, estreada em Nova Iorque, em 1893. Conhecida popularmente como “Sinfonia do Novo Mundo, foi um sucesso imediato e é considerada uma das mais populares sinfonias de todos os tempos. Como simbolismo associado à missão pioneira da Apolo 11 de visita a um “Novo Mundo”, a Lua, em 1969, o astronauta Neil Armstrong levou consigo uma gravação desta sinfonia.
3 | Ver ilustrações na Maia
Clara Não. (Fotografia: Rui Oliveira/GI)
Este sábado, dia 1 de fevereiro, integrada na UIVO – Mostra de Ilustração da Maia, inaugura a Uivinho 2 – Mostra de Ilustração Infantil da Maia. Esta é uma mostra de ilustração dedicada ao público mais novo com o objetivo centrado na proximidade com a comunidade, apostando na formação de públicos e no trabalho de fundo com as faixas etárias mais jovens. Os trabalhos em exposição são o resultado das ações de serviço educativo da UIVINHO – Workshops de ilustração, que se realizaram no Fórum da Maia e em algumas escolas do concelho da Maia, com crianças entre os 3 e os 14 anos.A UIVO, que já vai na 9ª edição, apresenta, este ano, obras de mais de 40 autores e debruça-se sobre a ilustração contemporânea. Clara Não, Júlio Dolbeth, Fedor, Frederico Draw e Wasted Rita são alguns dos artistas com trabalhos presentes.
4 | Ver filmes no IndieJúnior
ET. (Fotografia: Universal Studios)
Até dia 2 de fevereiro ainda há tempo para os filmes do Indie Júnior, no Teatro Rivoli, na Casa das Artes, na Biblioteca Almeida Garret e no Zero Hotel. A 4ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto tem, este ano, como tema central “Viagens” e vai incidir na animação canadiana com uma retrospectiva sobre o trabalho do realizador canadiano Norman McLaren. A Quimera, E.T. O Extraterrestre e Próxima Paragem: Canadá são alguns dos filmes que vão ser exibidos durante o fim de semana.
5 | Acompanhar cerveja artesanal com tacos
(Fotografia: Invicta Taproom/DR)
Esta sexta, em jeito de preparação para o fim de semana, a Invicta Taproom, na Rua Duque de Loulé, acolhe mais uma Taco Friday, onde não vão faltar tacos, cerveja artesanal e música. A comida mexicana vai ficar a cargo dos Callejero – Comida Mexicana Rueira, como já vem sendo habitual.