1 | Mergulhar na era de ouro de Hollywood

(Rita Hayworth por Robert Coburn, 1946 © Fundação John Kobal)
Charlie Chaplin, Mary Pickford, Marlene Dietrich, Joan Crawford, Marlon Brando e Marilyn Monroe são alguns dos atores que surgem em 161 retratos na exposição “Hollywood Icons: Fábrica de Estrelas”, no Centro Português de Fotografia. Os trabalhos pertencem a mais 50 fotógrafos, como Clarence Sinclair Bull, Eugene Robert Richee e ainda Ruth Harriet Louise, a primeira mulher à frente do departamento de fotografia de um estúdio, que apesar do seu trabalho discreto nos bastidores foram fundamentais para a criação das estrelas e para a promoção dos filmes. A exposição apresenta ainda John Kobal (1940 – 1991), um dos mais respeitados historiadores de cinema e criador da Fundação com o seu nome para salvaguardar a sua coleção de fotografias, imagens de filmes e recordações.
2 | Celebrar a flor da cidade

(Fotografia: Gonçalo Delgado/Global Imagens)
Um mercado de camélias e um programa paralelo com dança, teatro, música, exposições e várias oficinas integram a 25ª edição da Exposição de Camélias do Porto. A mostra, que tem lugar na Alfândega do Porto durante os dias 7 e 8 de março, elege, também, os mais belos exemplares da espécie num concurso cujos resultados são divulgados logo após a abertura da exposição, agendada para as 15h30. Nos dois dias que antecedem a exposição, a 5 e 6 de março, várias personagens vão percorrer as ruas e estações de metro da Baixa, com performances itinerantes e alusivas ao evento. Na sexta à noite, a Igreja da Misericórdia do Porto acolhe o concerto comemorativo dos 25 anos da exposição, pelo Ensemble Vocal Pro Musica.
3 | Ver obras de artistas plásticos num palacete

O escultor Zulmiro de Carvalho. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)
A Casa do Vinho Verde, instalada no belíssimo palacete de Silva Monteiro, recebe a primeira exposição coletiva do projeto Onda Bienal 2020, a acontecer nos anos de interregno da Bienal Internacional de Arte Gaia. Ao todo, os visitantes podem apreciar 32 obras de conceituados artistas plásticos, em exposição no Salão Nobre do palacete na Rua da Restauração. Com curadoria de Agostinho Santos, a exposição pode ser visitada entre as 9h e as 18h horas, de segunda a sexta, e junta nomes como António Bessa, Dina Dias, Luísa Prior, Maria Afonso, Sérgio Reis e Zulmiro de Carvalho.
4 | Almoçar no Bonaparte Downtown

(Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
No Bonaparte Downtown, uma extensão do clássico pub da Foz fundados nos anos 1970, agora também se servem almoços. Francesinha, bife tártaro, bacalhau confitado ou, para picar, camarão ao alho, chouriço ao vinho e pimentos padrón são algumas das sugestões para pedir de terça a domingo, a partir das 12h, no pub localizado na Praça Guilherme Gomes Fernandes.
5 | Provar uma cerveja com manga e maracujá

(Fotografia: Nortada/DR)
A lançar uma cerveja a cada mês, sob o mote “12 meses, 12 cervejas”, a Nortada apresentou a Milky Circus em fevereiro, estando disponível para provar em torneira, ou para levar em garrafa para casa, até dia 10 de março. Esta recente cerveja é uma Milkshake Double IPA, com manga e maracujá, lúpulos europeus, americanos e australianos, e ligeira adição de lactose e aveia. A sugestão da Nortada para acompanhar a Milky Circus é uma tosta de abacate e malagueta com mousse de manga, apenas disponível até dia 10, tal como a cerveja.
