O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira começa nesta quinta-feira, maioritariamente numa versão online, com espetáculos e intervenções em espaços públicos da cidade, e o palco tem também espaço para a gastronomia. As fogaçarias são uma novidade, os menus Imaginarius voltam a primar pela diversidade, e é lançada uma cerveja artesanal com lúpulo feirense para brindar aos 20 anos do evento. De 27 a 30 de maio.
São nove fogaçarias que integram o roteiro mais doce do Imaginarius que ou vendem a fogaça, doce típico e certificado da Feira, tal como é, com aquele leve sabor e aroma a limão e canela, ou mexem na massa e apresentam recriações e outras formas de degustação, ora doces, ora salgadas. O Café Castelo, no centro histórico, tem rabanadas e brigadeiros de fogaça, tiramisu e uma fogaça do céu (uma explosão calórica, dizem). A Confeitaria Renascer trabalha a massa, dá-lhe um outro formato, mistura-lhe queijo e carnes para a muralha de fogaça. A Pastelaria Lurdes Magalhães, na freguesia de Lobão, coze as fogaças em forno de lenha e criou a Delícia de Chocolate que é, nada mais nada menos, uma fogaça recheada com cacau negro e pasta de avelã.

A cerveja artesanal que vem brindar aos 20 anos do evento. (Fotos: DR)

A Muralha de Fogaça da Pastelaria Renascer.

O Pudim de Fogaça da Pastelaria Alpina.
A fogaça, ícone da doçaria regional, é versátil e permite ser trabalhada com uma boa dose de criatividade culinária, combinar diversos ingredientes, numa simbiose de modernidade e tradição. A Pastelaria Alpina demorou duas semanas a acertar nos ingredientes do pudim de fogaça que passou a fazer parte da sua montra e ementa. É uma fogaça com a textura aveludada de um pudim.
Os Sabores Imaginarius regressam com os Menus Imaginarius com 10 restaurantes que apresentam propostas gastronómicas com entrada, prato principal e sobremesa. E há ainda uma cerveja artesanal numa edição especial comemorativa dos 20 anos do Imaginarius. A Adega Monhé coloca o pão doce na entrada como uma merenda feita de rabanada salgada de fogaça recheada com frango, alcaparras, queijo, e com alho e salsa gratinados. Bacalhau confitado em azeite aromatizado a baixa temperatura, numa cama de cebolada com legumes e milhos do moinho, é o prato principal, e a sobremesa é regueifa doce da Feira recheada com creme de ovo e pinhão, acompanhada com puré de cenoura e citrinos.

O crumble de maçã acompanhado por gelado de fogaça caseiro, do Deja Vú.

Os lombinhos de porco com migas de feijão e couve-galega d’Os Vinte.
O restaurante Os Vinte, no centro histórico, tem canja de galinha com hortelã da sua horta a abrir o repasto, segue com lombinhos de porco com migas de feijão e couve-galega, e termina com gelado de mirtilos acompanhado de caladinhos da Feira. A Hamburgueria da Rua faz jus ao nome, tem hambúrguer em pão de fogaça e uma entrada que é fogaça recheada com queijo e presunto. O Lago apresenta lâminas de polvo com blinis de fogaça como entrada, costelinhas de cordeiro grelhadas com mel e alecrim, sobre salteado de setas e puré de castanhas como prato principal, e cheesecake de mirtilos do concelho a fechar a refeição. A mercearia fina Biofeira serve salada fresca com toque de especiarias, beringela gratinada com cogumelos e queijo, e pudim de fogaça e bagas góji.
Na edição online, o Imaginarius leva os sabores feirenses a qualquer parte, através de uma parceria entre a câmara local e a plataforma Uber Eats (com entregas gratuitas utilizando o código IMAGINARIUS), ou dos serviços de takeaway ou entregas ao domicílio disponibilizados pelos estabelecimentos participantes.
