Publicidade Continue a leitura a seguir

Film Fest leva cinema com música ao vivo a Setúbal

Setúbal Antiga (Coleção Artur Pastor)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal está na sua sexta edição. Do programa fazem parte três dezenas de filmes clássicos e modernos, mudos e sonoros, todos musicados ao vivo. Pedro Caldeira Cabral e Expresso Transatlântico e a formação polaca The Ludwik Sarski Orchestra são alguns dos grupos que dão uma vida renovada às obras que serão projetadas no Fórum Municipal Luísa Todi e no Cinema Charlot – Auditório Municipal. O festival estende-se a mais espaços da cidade: a Casa da Cultura, o Atelier :2 Pontos e a Casa das Imagens Lauro António.

A abertura do Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo dá-se no dia 24 de outubro, às 21.30 horas, no Fórum Municipal, com os Expresso Transatlântico a musicarem três filmes do realizador Sergei Eisenstein, filmados no México – “A Dança das Cabeças”, “Festa da Virgem de Guadalupe: imagens fotográficas” e “Dia dos Mortos”.

A segunda sessão é no dia seguinte, às 21h30, no Cinema Charlot. A compositora, violoncelista e cantora Joana Guerra é a protagonista da sessão “Ladislav Starewicz: Insetos e outros afins”, que inclui a exibição de “A Vingança de um Operador de Câmara” e “Fetiche 33-12”, do realizador russo.

No dia 26 de outubro, às 21.30 horas, novamente no Charlot, apresenta-se “Roman Polanski: Primeiras obras”, com banda sonora tocada ao vivo pelo coletivo polaco The Ludwik Sarski Orchestra. Aqui serão musicadas as curtas-metragens de Polanski “Estragar a Festa”, “Dois Homens e um Armário”, “Lâmpada” e “Os Anjos Caem do Céu”.

No dia seguinte, exibe-se “A Feitiçaria Através dos Tempos”, do sueco Benjamin Christensen, musicada ao vivo pela dupla Greta Eacott & AKELA, no Charlot, sala que acolhe, no dia 1 de novembro, às 21.30 horas, a apresentação de “O Barão Aventureiro”, do realizador checo Karel Zeman, acompanhada pelo músico e compositor francês Philippe Lenzini.

Outro destaque é a exibição de três documentários sobre o concelho de Setúbal, de Fernando de Almeida e Virgílio Nunes, de 1930 e 1956, recentemente digitalizados pela Cinemateca Portuguesa. Serão acompanhados pela guitarra portuguesa de Pedro Caldeira Cabral e pelo contrabaixo de Duncan Fox (2 de novembro, às 16 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi).

Esta sexta edição encerra com o “Trocas e Truques”, com a banda sonora de Rita Braga & Ryoko Imai a acompanhar as películas “Ela é um Príncipe”, Marcel Perez, “Fazer dela um Homem”, Al Christie, e “Amor e Ciência”, de M. J. Hoche, a 2 de novembro, às 21.30, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

Além dos dos cine-concertos, realiza-se um conjunto de atividades paralelas, incluindo oficinas dirigidas a crianças e às famílias, na Casa das Imagens Lauro António, nomeadamente uma sobre “Os Filmes e as Canções”, no dia 23 de outubro, às 10.30, e uma outra, a 26, às 15 horas, que propõe “Vamos pôr os Filmes a Falar”, na qual Leonor Sobral dá a conhecer às crianças como se transporta a voz para um filme de animação.

O programa completo e mais informações estão disponíveis em festivalfilmfest.com.