Depois de Zurique, Suíça, o movimento “Soil to Soul” chega a Portugal com o evento “Soil to Soul Alandroal – Somos o que comemos”, promovido pela Câmara Municipal do Alandroal. O festival, de acesso gratuito, tem como objetivo “promover a importância da regeneração dos solos para uma alimentação saudável como base para um futuro sustentável”, lê-se em comunicado.
O programa está recheado de arte, cultura, gastronomia, e momentos musicais, com dois concertos, a cargo da banda portuense Best Youth, e do músico português de pop analógica, Benjamim, além dos DJs Pedro Ramos (Rádio Futura) e RAI (Incógnito, Lisboa).

O festival acontece no Castelo de Alandroal (Fotografia: DR)
O evento contará ainda com a presença de vários chefes nacionais, com a coordenação de José Júlio Vintem e Paulo Amado. A Marlene Vieira, Lídia Brás e Jóssara Martins juntam-se João Sá, Vitor Adão e Mateus Freire, que irão confecionar pratos com produtos locais de diversos produtores presentes no encontro.
Absoluto (puro alentejano de bolota), Cogumelos do Alentejo (cogumelos biológicos), Craft Heritage (cerveja e bebidas espirituosas) Freixo do Meio, Herdade do Esporão (vinhos e azeites biológicos), Herdade do Outeiros Altos (1º vinho DOC Alentejano), Mestre João (peixe do rio) Paisagindo Bio, Talho das Manas (carnes e preparados), e Terramay (carne, vegetais, ovos e lacticínios), entre outros, fazem parte do leque de produtores que estará presente no mercado do Castelo de Alandroal.
O festival terá também a presença de vários artesãos da região, e oradores: Mafalda Sena, Cláudia Viegas, Alfredo Sendim (Freixo do Meio), Francisco Alves (Porcus Natura), Fernando Moital (Além Risco), João Valente (Monte Silveira Bio), David de Brito (Terramay), António Cordeiro (Quantic 9) e Tiago Pereira.
O programa completo pode ser consultado abaixo:

