Ioga do riso, meditação, tai chi, chi kung, biodanza, terapias holísticas e ciências esotéricas são alguns dos componentes da programação do Rest Day Festival. Depois de uma primeira edição em 2019 e de dois anos parado por causa da pandemia, este evento criado por um casal de Santo Tirso está de regresso ao Parque Ribeiro do Matadouro, nos dias 13 e 14 de maio.
Segundo comunicado da organização, o parque “será transformado num espaço multifuncional que irá albergar uma superfície para aulas, um mercado de produtos sustentáveis, uma zona de restauração com foco na alimentação vegan e vegetariana e espaços de massagens”. A programação decorre, na sexta-feira, das 18h às 24h e abre ao público a partir das 07h30, no sábado.
Tendo como tema as danças e o misticismo, o Rest Day Festival terá uma área dedicada às ciências esotéricas, yoga, danças, tantra e xamanismo. À noite, na zona de restauração, haverá chocolate e infusões quentes. Sessões de reiki, um espaço exclusivo para mulheres e uma área pensada para as crianças, com agenda própria, estão entre as novidades desta edição, focada no mindful e wellness.
A programação detalhada pode ser consultada no website do evento. Os bilhetes podem ser comprados nos locais habituais, havendo a possibilidade de comprar só de um dia, por 24 euros, ou um passe para os dois dias no valor de 39 euros. Manuela Costa e Humberto Martins, responsáveis pela Silent Portugal, o organizador, decidiram criar este festival após mais de 20 anos a organizar eventos.
Acusando o desgaste “físico e emocional” da profissão, o casal procurou levar uma vida “mais saudável e equilibrada” e nesse contexto teve a ideia “de criar um evento que proporcionasse aos outros o contacto com atividades que conduzem ao equilíbrio físico, emocional e mental”. “O objetivo é proporcionar momentos de paz e bem-estar, promovendo a união, tolerância e respeito entre todos”.