Publicidade Continue a leitura a seguir

Festejar a liberdade no Museu do Aljube

Museu do Aljube Resistência e Liberdade, em Lisboa. (Fotografia de Rita Chantre/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

No sábado, às 10h30, parte-se à descoberta dos locais e dos momentos mais importantes do 25 de Abril e do processo revolucionário que se seguiu. O itinerário “A Revolução está na Rua” inicia-se no Largo da Boa Hora, segue para o Largo do Carmo, o Largo da Misericórdia e termina na Rua António Maria Cardoso, onde se situava a sede da PIDE/DGS. A ditadura, a censura, a resistência, as prisões políticas e o movimento da revolução pelas ruas de Lisboa são alguns dos temas a abordar.

Durante a tarde, continuam as celebrações nas instalações do museu. O programa A Liberdade Passa por Aqui!, com curadoria do músico Luís Varatojo, inicia-se às 16h, no quarto andar da antiga prisão, onde entre 1928 e 1965 se torturavam os presos políticos. A festa faz-se com música de intervenção escolhida pelo próprio Luís Varatojo e DIDI (Di Candido, investigador, produtor cultural, DJ e performer).

No domingo, serão as escolhas da Surma e do Tó Trips que vão pôr toda a gente a dançar. A música será acompanhada por ilustração digital ao vivo e três murais – escrita, desenho e colagem – onde o público é convidado a deixar o seu contributo artístico.

No feriado de dia 25, o auditório do Museu acolhe o lançamento do livro “Reconstituição Portuguesa”, editado pela Cia das Letras (Penguin Random House Portugal). Aqui, um coletivo de poetas e ilustradores, liderado por Viton Araújo e Diego Tórgo utilizou a técnica de blackout poetry para transformar, com o lápis azul, a Constituição do Estado Novo de 1933 em poemas e ilustrações que exaltam os valores da liberdade e da igualdade.

Percurso “A Revolução está na Rua”
23 de abril, 10h30; inscricoes@museudoaljube.pt; Grátis“A Liberdade Passa por Aqui!”, 23 e 24 de abril, 16h
Grátis

Museu do Aljube – Resistência e Liberdade
Rua de Augusto Rosa, 42. Tel.: 215818535
Das 10h às 18h. Encerra à segunda-feira.
Preço: 3 euros (Grátis no dia 25 de abril).