O que fazer no outono: experimentar meditação

Os dias mais frios e as cada vez menos horas de exposição solar, associadas ao “novo normal” podem propiciar um conjunto de emoções negativas, que tendem a surgir no outono e no inverno. A meditação não as resolve mas pode ajudar a atenuá-las e a diminuir o stress, a ansiedade, e a insónia, bem como aumentar a produtividade e a memória.

Quem nunca meditou, pode começar a fazê-lo sentando-se num lugar calmo, fechando os olhos e levando a atenção para a respiração. Caso seja isto seja demasiado desafiante, há sempre a ajuda das aplicações de meditação guiada, que disponibilizam sessões guiadas por voz feminina ou masculina, em português ou em inglês.

A Headspace é uma das aplicações de meditação guiada mais descarregadas em todo o mundo, com sessões para diversos momentos dia, e diferentes públicos como crianças, adolescentes, grávidas e desportistas.

Cocriada pelo antigo monge budista tibetano Andy Puddicombe, é ele mesmo que orienta os ouvintes em sessões criadas para ajudar a dormir, diminuir a ansiedade, melhorar a concentração e até o foco para quem trabalha a partir de casa.

Apesar de ser de download gratuito, muitas das meditações só são desbloqueadas ativando o serviço Premium.

Já o site Brave Maryan, fundado por Inês Roseta e Mariana Crespo, surgiu durante o confinamento obrigatório como uma ferramenta para ajudar a ultrapassar a ansiedade que se viveu por esses meses. A ideia de Inês, professora de ioga e meditação, passa por oferecer meditações guiadas, gratuitas e em português de Portugal, de 6 a 24 minutos, direcionadas para iniciantes ou praticantes regulares. Para já, há sete vídeos, ilustrados por Mariana, com temas como “Minimiza a ansiedade”, “Resiliência” e “Saber viver no presente”.



Ler mais







Send this to friend