As propostas da Time Off – empresa de turismo de natureza especializada em caminhadas – para entrar no mês de julho com um mergulho na paisagem património mundial do Alto Douro Vinhateiro começam no sábado, dia 1, com uma caminhada de 10 quilómetros até ao miradouro de S. Leonardo de Galafura, que oferece uma vista panorâmica para as encostas em socalcos. No final da caminhada, os participantes seguem para a centenária Quinta Coimbra de Mattos, para uma visita guiada e um almoço típico, acompanhado pelos vinhos da região.
O programa tem início às 9h, com o encontro de todos os intervenientes na Aldeia de Galafura, e está disponível pelo valor de 40 euros por pessoa. O preço inclui o almoço, seguros e guia.

Alto Douro Vinhateiro (Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI)
Para domingo, dia 2, a Time Off tem preparada uma experiência mais alargada, que inicia também às 9h, com uma viagem de comboio a partir da Régua em direção ao Douro Superior. A caminhada de sete quilómetros começa por volta das 10h30, num percurso junto ao rio, que passa por várias quintas emblemáticas, como a Quinta do Vesúvio. Segue-se um almoço num restaurante típico, para recarregar energias, e à tarde, um passeio de barco para desfrutar do rio de uma outra perspetiva. A atividade termina ao final da tarde, com a viagem de comboio de regresso ao Peso da Régua. Este programa tem o custo de 90 euros por pessoa.
As caminhadas são de baixo grau de dificuldade, mas a organização alerta que “é importante estar habituada a caminhar”, assim como usar vestuário e calçado confortável, e levar água e alguma reforço alimentar para o percurso.
