A Casa Comum, unidade da Reitoria da Universidade do Porto começou a apostar em conteúdos online durante o primeiro confinamento com uma série de programas para se refletir sobre o mundo atual. Ciências, história, literatura e arquitetura foram alguns dos temas tratados, aos quais se juntaram depois a sociologia (Ainda Não – Sociologia e Utopia), o ambiente (Teorias da Conservação) e a cultura e língua mirandesas (Terreiro de la Lhéngua). A cidade e o ar livre destacam-se também em vários programas que querem promover o olhar atento sobre o Porto. Há textos da escritora Agustina Bessa Luís sobre o quotidiano na cidade (Agustina à Boca de Cena), cartas ficcionadas entre naturalistas e aventuras no Jardim Botânico.
O MUNDO NUM JARDIM
Um passeio guiado pelo Jardim Botânico do Porto, aguçando o olhar para as espécies que o povoam, é o tema do episódio que inaugura “Um mundo num jardim”. Neste, Joana Tinoco, arquiteta paisagista e responsável pelo espaço fala das araucárias, dos teixos, dos azevinhos e do aroma da primavera que já chegou ao jardim. No segundo episódio, o curador do Museu de Historia Natural e da Ciência da UP, João Muchagata, e a arquiteta paisagista Teresa Matos Fernandes percorrem as ruas e jardins da baixa portuense, apresentando algumas das suas árvores mais emblemáticas.
FICÇÕES BOTÂNICAS
Troca de correspondência ficcionada entre botânicos e curiosos do mundo das plantas foi a ideia original que Cristiana Vieira, curadora do Herbário do Museu de História Natural e da Ciência da UP, e Manuel Miranda Fernandes, do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, encontraram para divulgar o vasto acervo do herbário. Personalidades da vida portuense, como Júlio Dinis, Carolina Michaëlis, Gonçalo Sampaio ou a ilustradora Sara Cabral Ferreira são protagonistas destas cartas, onde descrevem as suas descobertas botânicas pelas ruas e arredores do Porto, bem como no Gerês ou Madeira.
AS AVENTURAS DE PINTAS E GOLIAS
Tendo o Jardim Botânico do Porto e a Casa Andresen (Galeria da Biodiversidade) como cenário, este podcast pensado para os mais pequenos conta as histórias do “gato snobe dos jardineiros” que gosta de recitar poesia, Pintas, e Golias, um ratinho “do tamanho de uma moeda de 2 euros”. Estas fábulas criadas por Pedro Alvito, técnico da Galeria da Biodiversidade, querem entreter mas também apresentar de forma divertida os vários elementos que se encontram na galeria, como a baleia azul, cujo gigante esqueleto ocupa espaço de destaque, ou as muitas plantas da estufa do jardim.
LINKS: up.pt/casacomum