Um dia para evocar a saga dos bacalhoeiros
A Festa dos Bacalhoeiros regressa a 28 de setembro à Gafanha da Nazaré, pela mão do Museu Marítimo de Ílhavo. O tributo aos pescadores que perscrutaram as águas do Atlântico Norte começa às 10 horas na Fábrica das Ideias, onde se vê o filme “Heróis do mar” (de Fernando Garcia, 1949), e a exposição “Coleção Manuel Mário Bola”, sobre a cultura bacalhoeira. O Jardim Oudinot acolhe a fotografia de campanha, patanisca de honra e as mostras “A censura e os mecanismos de repressão aos marítimos” e “Coleção Foto-Mar: A frota bacalhoeira (1950-1980)”. Pelas 13 horas, almoça-se chora, carinhas e bacalhau à chef. Segue-se visita ao Navio-Museu Santo André e, às 15 horas, uma performance musical. Os bilhetes custam 18 euros e vendem-se no Museu Marítimo e no Santo André.
Navio-Museu Santo André (Foto: Maria João Gala)
Mexilhões em risco e que poucos conhecem
São uma peça central para a qualidade da água e para o equilíbrio dos ecossistemas, e correm o risco de desaparecerem. A mais recente exposição no Sea Life Porto vira a atenção para os “Mexilhões de água doce”, fruto de uma parceria com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto. Em nota de imprensa, diz-se que a mostra pretende divulgar a “biologia, importância ecológica e o ciclo de vida único” deste molusco, “que inclui uma relação de dependência com um peixe”. Vivem em rios e lagos, não se agarram a rochas, movimentam-se através de um “pé”, e Portugal tem s
eis espécies, todas em perigo ou já em vias de extinção. “Mexilhões de água doce” pode ser vista até ao final do ano, de segunda a sexta das 10 às 18 horas, ao fim de semana das 10 às 19 horas.
Conexão com a natureza em forma de festival
A segunda edição do Festival da Montanha está agendada para o fim de semana de 27 a 29 de setembro, com epicentro num Campo Base instalado no Parque da Várzea, em Manteigas. Esta celebração da natureza e das artes na serra da Estrela tem um programa que contempla atividades de desporto, lazer, bem-estar e cultura. No capítulo da Aventura e Desporto estão previstos, por exemplo, caminhadas, trail running, BTT e eBike, cicloturismo, escalada e slackline, parapente e stand up paddle. Quanto ao Bem-Estar e Conexão com a Natureza, conte-se com sessões de ioga, de meditação e de breathwork, mantras, passeios meditativos e percursos sensoriais, danças com a natureza e massagens. Na área de Cultura e Entretenimento, haverá música (concertos de JAFUIPEDRO, Bruna Costa e Estrela Gomes, noites com DJ em formato “silent disco”), cinema (sessões com filmes premiados no festival CineEco) e a partilha (debates sobre conservação da natureza e ativismo ambiental, observação astronómica, birdwatching). No Campo Base, que terá entrada gratuita, encontra-se ainda um Mercado de Montanha, Feira Outdoor, Funzone para crianças e área de restauração com comida de rua.
Em outubro, enchem-se as canecas no Algarve
Começa ainda em setembro, a 25, mas só encerra a 6 de outubro (com pausas a 30 e a 1), já em pleno mês de celebração cervejeira germânica. São os dias do Oktoberfest, que voltará a tomar conta do Vila Vita Biergarten, no resort Vila Vita, em Porches. Prometem-se mesas corridas, trajes tradicionais, tábuas com charcutaria produzida no Mitzgerei (talho) do próprio Biergarten, salsichas várias, schnitzels, bretzels, apfelstrudels. Além, claro, da cerveja, num evento que tem parceria da alemã Erdinger. A música ao vivo estará por conta dos Münchner Gaudiblosn e Al-Fanfare Balkan Brass Band. Esta Oktoberfest tem entrada gratuita, abrindo portas às 17 horas (dias 29 e 6 arranca pelas 13 horas).
Reservas pelo telefone 282 381 177 ou no site vilavitabiergarten.com
(Foto: Vasco Célio/DR)
Vamos comer e beber a Avenida da Liberdade
Regressa entre 23 e 30 de setembro, aumentado, o Tasting in Avenida, o roteiro gastronómico que junta estabelecimentos na órbita da Avenida da Liberdade, em Lisboa. Através de menus temáticos, assinala-se a diversidade económica e cultural dos espaços desta artéria central da capital portuguesa. O elenco desta terceira edição inclui o 138 Liberdade, A Gina, Addiction , Akla, Ático Rooftop, Azul & Branco, Bardô Brasserie, Cervejaria Trindade, Cervejaria Ribadouro, Condes de Ericeira, Delta the Coffee House Experience, É um Restaurante, Eleven, Hard Rock Café, Honest Greens, Jardim Wine Bar, JNcQUOI Ásia, Libertá Kitchen, Livraria Buchholz, Matiz, Oui mais Non, Oyster & Champagne, Praia no Parque, Rubro, Seen Sky Bar, Selllva, Sítio, Taste Experience, Uptown Bar, Varanda e Yuppie.