Águeda
O Parque Canino da Várzea, em Águeda, foi inaugurado no final de abril num espaço que, até então, era um depósito de lixos. Tem o formato de um osso gigante e ocupa mais de 540 metros quadrados, estando equipado com equipamentos de saltos, balancés,slalom, ponte, arco de salto, túnel e salto simples. Segundo a magazine online Aveiromag, tem também bebedouro, dispensador de sacos, caixa sanitária e dois bancos de jardim para as pessoas acompanharem os cães no local.
Coimbra
O novo parque canino de Coimbra, construído entre a avenida Elísio de Moura e a rua Monsenhor Alves Brás, tem 1200 metros quadrados e está dividido em duas áreas para cães de pequeno e grande porte. Tem bebedouros, dispensadores de sacos, recipientes para dejetos e outros equipamentos. O espaço público em volta ganhou caminhos pedonais e zonas de lazer. O projeto foi, inaugurado no início de maio, resultado de uma proposta vencedora do orçamento participativo da cidade.
Lisboa
Em Lisboa, um dos mais recentes parques caninos da cidade (aberto em janeiro) encontra-se na Praça de Londres, na zona do Areeiro. O novo equipamento inclui uma zona lúdica e de passeio livre para os cães fazerem exercício e um “circuito” para os amigos de quatro patas, além de dispensador de sacos para os donos apanharem os dejetos, um bebedouro para cães, papeleira e bancos de jardim para os donos descansarem enquanto vigiam os animais.
(Fotografia de Ana Luísa Alvim | CML)
Sintra
O Parque Canino Alameda de São Marcos, em Sintra, foi aberto ao público dia 23 de maio num espaço de 300 metros quadrados. O recinto, instalado na freguesia do Cacém e São Marcos, tem equipamentos de treino para os animais, um espaço de convívio, papeleiras e sacos para recolha de dejetos, segundo o site Notícias Lx. Este é o sexto espaço do género na freguesia, que é uma das maiores e mais populosas do país.
Évora
Segundo o município de Évora, “está praticamente concluído e irá brevemente abrir ao público” o novo parque canino da cidade, junto ao Bairro António Sérgio, num espaço adjacente à Quinta da Malagueira. O novo equipamento ocupará 2600 metros quadrados com “equipamentos de recreio, incluindo passadiço, túnel e outros obstáculos adequados a canídeos”; e no exterior uma pérgola, mesa de piquenique, bebedouro e placa informativa.