A serra mete mais medo no coração da trevas
“Cintra: The Nightmares of Halloween” é uma caminhada noturna que promete mergulhar em “lendas e histórias assombradas” associadas à serra de Sintra. Decorre a 31 de outubro, a partir das 22.30 horas, com início na Praça D. Fernando II, e aos participantes recomenda-se que compareçam fantasiados e/ou mascarados. No final, cinco quilómetros e três horas depois, é servida uma “bebida diabólica” para “expulsar as más energias”. A caminhada assustadora custa 10 euros por pessoa (5 euros para crianças dos seis aos 12 anos), sendo necessário realizar inscrição até dia 30. A Lynx Travel, que organiza o evento, pode ser contactada pelo telemóvel 917 940 888 ou email lynxtravel11@gmail.com.
(Fotografia: DR)
Día de los Muertos celebrado no Algarve
Na noite de 31 de outubro, o Fuel by Chakall, restaurante em The Prime Energize Hotel, em Monte Gordo, celebra uma das mais importantes festividades mexicanas: o Día de los Muertos. O chef nascido na Argentina, e familiarizado com esta festa popular da América Latina, prepara uma refeição que remete para as suas raízes. Intitulado “Festín para El Alma e El Paladar”, o jantar em formato buffet apresenta pratos que alusivos à festa que homenageia os mortos: “sopa de los espíritus”, “ensalada de esqueletos frescos” e “festín de los ancestrales”, terminando com os “dulces del inframundo”. O menu custa 35 euros para adultos e 17,50 euros para crianças, sem bebidas.
Reservas: 918 267 094 (WhatsApp), fuel.rsv@theprimehotels.com, 281 001 306
(Fotografia: DR)
Mordidas, feitiços e fantasminhas à mesa
Também não se escapa ao Halloween no Bago du Vin, o restaurante do InterContinental Cascais-Estoril. No jantar temático de dia 31, a cargo do chef Pedro Lopes, começa-se com “Mordida do Vampiro” (ceviche de robalo com alho negro), banqueteia-se com um “Feitiço ao Crepúsculo” (lombo de novilho com abóbora assada, trufa e cenoura), e despede-se ao sabor de um “Fantasminha” (mousse de queijo Filadélfia e chocolate branco, gel de framboesa e bolacha de cacau black). Os participantes com os melhores disfarces arrecadam um voucher para uma estadia no hotel para duas pessoas, pequeno-almoço incluído. Tudo isto vale 75 euros por pessoa, seleção vínica, “soft drinks” e café incluídos.
Reservas por telefone (218 291 100) ou email (liset.reservations@ihg.com)
(Fotografia: DR)
No Yotel Porto há frutos do além e espíritos do mar
É no restaurante Komyuniti que se festeja o Dia dos Mortos no Yotel Porto a 31 de outubro. O jantar, em buffet e à mexicana, é servido a partir das 19.30 horas. A “finger food” à disposição inclui um elenco vegetariano de “olhitos de Catrina” e “salada de algas de Mictlán”, entre outros. Para carnívoros, “croquetes de carne dos mortos” ou “tostaditas de carne desfiada com chamas de Xolo”. E peixe? “Ceviche de espíritos do mar” e “cocktail de camarão de Calaveras”, por exemplo. “Tarteletes de frutos do além” lideram as sobremesas. Tudo por 25 euros/pessoa, bebidas incluídas. Um concurso de disfarces arranca às 21.30 horas, com o vencedor a obter uma estadia de uma noite, com pequeno-almoço, neste hotel.
Reservas: por.komyuniti@yotel.com, 222 440 380
(Fotografia: João Bizarro/DR)
Uma homenagem gastronómica ao México
Entre 31 de outubro e 2 de novembro, o restaurante mexicano Boca Linda, em Lisboa, dispõe de um menu especial para celebrar o Día de Los Muertos. A prova dos sabores mexicanos começa logo na “welcome drink”, um shot de margarita, seguindo-se a entrada de “tomalito de muertos”, um tamal de milho doce com creme azedo e queijo seco. Depois, chega a “triología de sopes”, uma tortilha de milho frita com feijão e três opções de proteína. O momento principal do menu é o clássico mexicano “enchiladas de mole”, um prato de rolos de tortilha de milho com frango, regados com mole negro, cebola e queijo. A sobremesa é um flan de abóbora com calda de laranja. O menu custa 25 euros e contempla ainda uma bebida.
(Fotografia: DR)