O Centro Cultural de Viana do Castelo vai ser palco, este sábado, de um concerto gratuito que juntará perto de 30 músicos e uma centena de jovens estudantes que ao longo do último ano aprenderam a compor e a cantar à Desgarrada.
O espetáculo está marcado para as 21h30, e encerra a iniciativa “De Repente, Canta a Gente“, um programa que iniciou em dezembro de 2020 com o objetivo de captar novos talentos do Canto ao Desafio, e no qual participaram mais de 400 jovens do Alto Minho. Durante a atividade, decorreram várias ações de formação orientadas pelo cantador Augusto Canário, nas quais os alunos tiveram oportunidade de aprender as técnicas deste canto tradicional. E numa segunda fase, cerca de 200 participantes puderam mostrar o que aprenderam numa série de dez concertos em dez municípios da região.
- “De Repente, Canta a Gente” (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)
- “De Repente, Canta a Gente” (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)
A atuação deste sábado acontece depois de uma conferência repentista que vai juntar os mais conceituados especialistas nacionais da arte do Canto ao Desafio. “Provenientes de Norte a Sul do país, incluindo as ilhas, nomes como Augusto Canário, José Machado, David Martins, Américo Silva, José Santos, Roberto Moniz e Pedro Mestre, vão abordar o presente e o futuro desta técnica de canto ao improviso, que é património cultural imaterial da região do Alto Minho”, anuncia o comunicado.

“De Repente, Canta a Gente” (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)
O projeto foi promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e cofinanciado pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), e a sua dinamização englobou os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
