Publicidade Continue a leitura a seguir

Ana Magalhães vence Chefe Cozinheiro do Ano

Ana Magalhães, do Six Senses Douro Valley, é a vencedora do concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A chef de partida no Six Senses Douro Valley, em Lamego, sagrou-se vencedora da 33.ª edição do concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022, de entre seis finalistas. A iniciativa, na qual Ana também foi distinguida com o prémio Sustentabilidade Makro, teve lugar esta quarta-feira, na Feira Internacional de Artesanato, na FIL, em Lisboa, tendo a organização ficado a cargo das Edições do Gosto.

O menu que valeu a distinção a Ana Magalhães, de 26 anos, incluía “Escabeche de cavala com amêndoa e ervas (Entrada), Grão-de-bico com línguas de bacalhau (Prato de peixe), Cabrito assado com arroz de miúdos (Prato de carne) e Leite creme de alfazema, chocolate, mel e limão (Sobremesa)”, faz saber o comunicado.

A profissional afirmou que “foi uma vitória difícil e que resultou num desafio de superação pessoal e profissional. Era um objetivo que já tinha há alguns anos e que finalmente consegui alcançar. Depois de 23 anos, é uma mulher a ganhar esta competição, mostrando que também somos muito capazes. Estou muito orgulhosa do trabalho que fiz.”

Em segundo lugar ficou Fábio Santos, do Restaurante Landeira, em Tomar, e em terceiro lugar ficou Nuno Dinis Ferreira, do Bairro Alto Hotel, em Lisboa. Foi ainda entregue o Prémio Helmut Ziebell à sobremesa Melosa, Figueira e Laranja, da autoria de Manuel Pires, do Santa Maria Petisca Ria. O Prémio Virgílio Gomes foi entregue à sobremesa Leite-creme de Alfazema, Chocolate, Mel e Limão.