Guarda, a cidade mais alta do país, vai receber nos primeiros dias de julho o Altitudo, que se promove como “o primeiro grande festival de gastronomia de altitude a realizar-se em Portugal”. Segundo a Evasões apurou, o evento contará com a participação de pelo menos “mais de 15 chefs” convidados, que irão juntar-se a cozinheiros locais, para cozinhar pratos com produtos da região da Guarda e do Alto Mondego.
Será “uma celebração do melhor da gastronomia de montanha e de produtos de excelência como o cabrito, a batata, o pão, o queijo ou os enchidos”, lê-se num comunicado do festival. O “cartaz” com os nomes dos chefs só será revelado em breve, mas já se sabe que deverão cozinhar em estações distribuídas pelas ruas do centro histórico da cidade, de forma a distribuir os pontos de interesse do evento.
O Altitudo, que surge no âmbito do projeto Arrebita Portugal e do Grande Prémio da Academia Portuguesa de Gastronomia em 2020, resulta de uma parceria entre a agência Amuse Bouche e a Câmara Municipal da Guarda e tem o apoio do Turismo do Centro. Ao que tudo indica será “o único festival gastronómico” realizado em contexto de pandemia, este ano no país.
