A cebola é rainha por dois dias nesta feira transmontana

A Feira das Cebolas realiza-se em Vila Pouca de Aguiar (Fotografia: DR)
A Feira das Cebolas, evento com mais de sete séculos de história, está de regresso a Vila Pouca de Aguiar, nos dias 24 e 25 de setembro. Além da dita, que pode ser comprada e provada em petiscos tradicionais, há muita animação e venda de produtos locais.

Realizada anualmente, a Feira das Cebolas é um dos mercados rurais mais antigos de Portugal, tendo começado, pelo menos, há 700 anos. Durante dois dias, presta-se tributo às tradições agrícolas desta região transmontana. Aqui, vão reunir-se cinco dezenas de produtores de cebola que levam consigo o melhor da sua colheita.

Ao longo destes dois dias, pode-se contactar diretamente com os produtores, apreciar as grandes tranças de cebolas e comprar diversos produtos como hortícolas, licores, fumeiro ou compotas. Além disso, o tão apreciado caldo de cebola, preparado segundo receita tradicional, será servido em tasquinhas de associações e restaurantes associados, assim como petiscos de cebolada, pataniscas, feijoada e peixes de escabeche.

A festa começa de manhã com o mercado e durante a tarde haverá animação popular com jogo do malhão, corrida de burros, concertinas, corrida de cavalos e, depois do jantar, desfolhada à moda antiga. No dia 25, de manhã, realiza-se o concurso de raça caprina, há música com concertinas, teatro de rua com a Filandorra, concurso da maior cebola e, depois de almoço, concurso pecuária, mostra de carneiras e chegas de bois. Quando a noite chegar, baila-se ao som do grupo Kampus.

As várias atividades vão decorrer na Praça Luis de Camões, Praça de Camilo Castelo Branco, Praça João Paulo II, Mercado Municipal e Complexo Desportivo.



Ler mais







Send this to friend