Publicidade Continue a leitura a seguir

2025 está quase aí – e traz concertos e fogo de artifício gratuitos, por todo o país

A Avenida dos Aliados concentra, mais uma vez, os festejos de ano novo no Porto. (Fotografia de Miguel Pereira)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Porto

No Porto, o espetáculo de fogo de artifício que dará as boas vindas a 2025 vai ser lançado a partir do edifício dos Paços do Concelho, em plena Avenida dos Aliados. Este momento será acompanhado de “elementos musicais e multimédia”, consubstanciado no projeto “Circle of Light”, da autoria do Grandpa’s Studio, que “promete transformar o local numa experiência imersiva de luz, cor e muito ritmo”, descreve a câmara municipal do Porto. Antes do espetáculo, a música nos Aliados estará entregue a Nuno Ribeiro e será a Rui Veloso que caberá dar ritmo à cidade pelo novo ano dentro. A festa vai estender-se, também, aos Jardins do Palácio de Cristal, com os concertos de Julinho KSD, a partir das 22 horas, e Branko, depois da meia-noite. O espetáculo que acompanha o fogo de artifício no coração da cidade também será transmitido para quem opte passar o ano nos jardins. A noite terminará com DJ sets de Carolina Torres, na Avenida dos Aliados, e Sónia Trópicos, no Palácio de Cristal. A entrada é livre em todos os recintos.

(Fotografia de Miguel Pereira)


Coimbra

Na região centro do país, Coimbra também já tem tudo a postos para uma entrada em grande em 2025. Da extensa e eclética programação, que começa a 28 de dezembro e proporcionará 17 concertos em três palcos montados na Baixa da cidade, o destaque do último dia do ano vai para Matias Damásio e Pete Tha Zouk, Rui Tomé e Luís Pinheiro, e a produção “Revival Music”, a ter lugar na Praça 8 de Maio. A abrir o programa, dia 31 de dezembro, às 21h30, no Largo da Portagem, estará a dupla de DJ’s conimbricenses Rui Tomé e Luís Pinheiro, seguidos, às 22h30, pelos Átoa. Às 21h30, mas no Mercado Municipal D. Pedro V, atua o grupo +Samba. A chegada de 2025 será assinalada, como sempre, com lançamento de fogo de artifício junto ao rio Mondego, momento que terá duração de dez minutos “e promete encher de cor e brilho os céus da cidade”, diz o município. Depois, começará o concerto de Matias Damásio. O programa encerra com o DJ Fabior, a partir das 1h45. Já no palco da Praça do Comércio, a música eletrónica promete animar o público durante quase cinco horas, com os DJ’s Meninos da Vadiagem às 0h15, seguidos do DJ algarvio Pete Tha Zouk e do conimbricense Nuno Botelho. Já na Praça 8 de Maio, a “Revival Music” arranca às 0h15 para uma “discoteca a céu aberto”, com uma playlist dedicada aos grandes hits dos anos 80 e 90.

(Fotografia de Fernando Fontes)


Lisboa

Lisboa prepara-se para receber 2025 em festa, com atuações de José Cid e Mickael Carreira no palco montado na Praça do Comércio, em frente ao rio Tejo. “Pioneiro do rock português, cantor e compositor reconhecido no país e no mundo – agraciado com um Grammy Latino por Excelência Musical –”, diz o município, José Cid será o primeiro artista a subir ao palco, a partir das 21h30, para um concerto em que revisitará” temas icónicos de uma carreira com quase 70 anos. Será um espetáculo de mais de duas horas, com convidados e até Fado. Entre este e o concerto de Mickael Carreira haverá a tradicional contagem decrescente até à meia-noite, seguindo-se um espetáculo de fogo de artifício sobre o rio Tejo para celebrar os primeiros dez minutos de 2025. A festa continuará com a atuação de Mickael Carreira, com 18 anos de carreira, e em vésperas do lançamento do novo álbum de originais.

(Fotografia de António Pedro Santos)


Setúbal

Um espetáculo pirotécnico e música até de madrugada, que inclui um concerto da banda The Gift, preenchem o programa comemorativo de mais uma edição do “Fim de Ano Azul”, de participação gratuita, a 31 de dezembro, em Setúbal. A programação ocupará toda a frente ribeirinha da cidade, com dois palcos de música ao vivo, e terá início às 22h30. No palco da Doca dos Pescadores, os The Gift apresentarão um espetáculo de “viagem pelos maiores êxitos dos trinta anos de carreira da banda liderada por Sónia Tavares”, anunciou a autarquia em comunicado. Depois, o DJ residente da antiga discoteca Seagull, Tó Patronilho, passará música até às 4 horas da manhã. Já noutro ponto da frente ribeirinha, Jorge Nice animará a noite no Palco Rockalot, montado na Praia da Saúde, “com um reportório ligado aos costumes, expressões e cultura da cidade”, entre as 23 e as 02 horas. O ponto alto das boas-vindas a 2025 será o habitual espetáculo de fogo de artifício sobre o espelho de água do rio Sado.

(Fotografia de Rui David-Agosto)


Albufeira

No Algarve, Albufeira já tem tudo pronto para entrar no novo ano ao ritmo do “Albufeira Carpe Nox”, uma megaprodução que ocupa os dias 30 e 31 de dezembro. Logo na segunda-feira, às 22h, atuará Dino D’ Santiago, seguido da DJ Ana Isabel Arroja. Já na última noite do ano será a vez de os Xutos e Pontapés, que arrastam multidões desde 1979, subirem a palco, às 22 horas, “para despertar memórias” e convocar “futuro e nostalgia”, descreve o município em comunicado. À meia-noite, um espetáculo piromusical, no céu e no mar, prenderá todas as atenções, com a participação de um “batalhão de drones” naquela que “será a maior performance artística realizada em Portugal”, promete Albufeira.

(Fotografia de Global Imagens)


Funchal, Madeira

No coração da “pérola do Atlântico”, como é conhecida a ilha da Madeira, os festejos do fim de ano levarão música às ruas do Funchal logo a partir das 21 horas, com um concerto de Alexandra Barbosa Trio, seguido de animação de rua com a Jumbo Colours uma hora depois. Às 22h30, haverá um concerto dos The Peakles. “Os últimos 20 minutos que antecedem as zero horas de 2025 serão animados por um grande espetáculo concentrado no Cais do Funchal, em forma de contagem decrescente. Este espetáculo de pirotecnia e audiovisuais, cuja projeção de peças a partir do solo será alternada com lasers e elementos luminosos inovadores, farão bailados de luz no céu, entre outros efeitos surpresa”, descreve o programa das festividades na Madeira. A partir da meia-noite seguir-se-ão oito minutos de espetáculo de fogo-de-artifício, lançado a partir de 59 postos de queima de fogo, em mais uma edição daquele que é considerado pelo Livro de Recordes do Guiness “o maior espetáculo de fogo-de-artifício do Mundo”. Às 00:30 atuará o DJ Pedro Pestana.

(Fotografia de Hélder Santo/Aspress)