Bairro do Bonfim, no Porto, eleito um dos mais ‘cool’ da Europa

A loja Senhora Presidenta, no Bonfim. (Fotografia de André Gouveia/GI)
O The Guardian publicou uma lista de 10 bairros ‘cool’ em cidades europeias, em que o bairro do Bonfim surge num honroso quarto lugar, colocando o Porto à frente de Berlim, Roma, Paris e Varsóvia, por exemplo.

O bairro do Bonfim, na cidade do Porto, está a cair nas boas graças de uma “multidão jovem e criativa”, ou não estivesse ali sediada a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Quem o escreve é o jornal britânico The Guardian, autor de uma lista de 10 bairros ‘cool’ e pouco turísticos de várias cidades europeias.

O jornal elogia a movida artística do Bonfim e traça um roteiro para quem quer explorar o bairro entre arte contemporânea, bons sítios para comer e alojamentos onde dormir. Os destaques recaem sobre lojas independentes como a livraria Inc., a nova loja de roupa da Patch e a Queijaria Amaral, com queijos e conservas.


Descubra aqui o roteiro de um lisboeta pelo bairro do Bonfim, no Porto


No roteiro das artes, diz o The Guardian que se deve visitar as galerias Senhora Presidenta, Lehmann + Silva (para ver fotografia documental) e a recém-aberta Salut au Monde!. Já para admirar a arte da natureza, o título recomenda um passeio pelo Parque Nova Sintra, “cheio de fontes antigas”.

“Uma das alegrias” potenciadas pelo facto de o Bonfim estar relativamente apartado do “boom” turístico do Porto – continua o artigo – é a “infinidade de lugares old-school (ou da velha guarda, em tradução livre) que existem para comer. O Madureira, o Casa Aleixo e a Casa Guedes são as sugestões.

Atento às novidades gastronómicas do Bonfim, o The Guardian passa ainda os olhos pela “série de novos restaurantes execionais” do bairro, colocando no topo da lista o Pedro Limão, que serve “fine dining a preços justos”. Para vegetarianos e veganos, o jornal refere os restaurantes Árvore do Mundo e Manna (onde também se fazem aulas de ioga).

O artigo termina com duas sugestões de sítios onde dormir, com tarifas de quartos duplos a partir de 90 euros no Cocorico, de atmosfera francesa, e na guesthouse myhomeinporto, com duas noites a partir de 200 euros. “O charme de Bonfim deve muito às suas moradias elegantes do início do século XX”, aponta ainda.



Ler mais







Send this to friend