Receita com bacalhau do chef Kiko poderá chegar a Marte

A receita do chef português venceu o concurso La Patata Marciana e poderá vir a fazer parte das refeições da tripulação de uma futura missão ao planeta vermelho.

Dia 25 de fevereiro, segunda, a receita de um bolinho de bacalhau panado com chouriço desidratado ganhou, em Saragoça, o concurso internacional La Patata Marciana, lançado pelo Centro de Astrobiologia de Madrid, uma instituição afiliada da NASA. O júri, composta por quatro chefs reconhecidos com a estrela Michelin, deu a vitória ao chef português Kiko Martins, um dos oito que chegou à fase final.

Kiko Martins diz ter sido «imediata a vontade enorme de participar» no concurso cuja receita vencedora poderá a vir ser cozinhada em Marte, no contexto de uma futura missão ao planeta.

Para a confeção de «Uno, dos, tres… Marte!» – o nome da criação -, da qual Kiko Martins se lembrou enquanto estava a correr, foram escolhidos alimentos não perecíveis – com a ajuda da equipa de cientistas do site Bit2Geek – para que aguentassem uma viagem de longos meses até Marte. E é aqui que entra a desidratação e a liofilização das matérias-primas – batata, bacalhau, chouriço, cebola, alho, salsa, ovo e azeitonas -, permitindo que se conservem em boas condições por mais tempo.

Quanto à possibilidade de se provar a receita com os pés bem assentes na terra, ainda não há certezas, mas pode vir a acontecer. «Vou avaliar ainda se numa nova carta, colocarei esta receita em alguns dos pratos», diz o chef.

Leia também:

A moda do poke: Onde comê-lo em Lisboa e no Porto
6 restaurantes para comer bom bife tártaro em Lisboa
Refeição ideal #12: O Watt do chef Kiko Martins, em Lisboa



Ler mais







Send this to friend