Há 28 novas sardinhas na coleção Sardinhas by Bordallo. Uma delas é a Madonna Alfacinha, uma «sardinha top, irreverente, sensual, cintilante, e agora parte de Portugal e do que este tem para o mundo», descreve a centenária marca em comunicado. Da estrela pop aos temas mais fraturantes da atualidade, tudo serviu de inspiração para renovar parte da coleção de 80 peças de cerâmica.
«A sardinha da Madonna é uma brincadeira para não levarmos as coisas tão a sério. Ela é uma lisboeta como nós», comentou Nuno Barra, administrador da Bordallo Pinheiro, com a Evasões. Equilibrando o humor com a reflexão sobre o que se está a passar, foram criadas no âmbito de uma parceria com o World Press Cartoon duas sardinhas sobre o assédio sexual sobre as mulheres («O Lobo Morreu», de Andreia Pechiae) e a crise dos migrantes («Mediterrânica», de Silvano Mello).
Mais descontraídas surgem as sardinhas imaginadas pelo humorista e apresentador Rui Unas – um embaixador da Margem Sul do Tejo – e pelo chef Chakall, que se juntam a tantas outras inspiradas em «temas lisboetas e da identidade portuguesa», passando por ícones de Lisboa ou Coimbra, acrescentou Nuno Barra.
Leia também: 10 restaurantes em Lisboa para comer sardinha assada
Entre as grandes novidades brilham ainda a «Sardinha do Dia», que vai sendo construída por um dos vidreiros da marca, toda em vidro, sem moldes, e integralmente soprada à mão. Já a edição limitada, desta vez, ficou a cargo do escultor Isaque Pinheiro, com o nome «Puxa Brasa». Só existem 172 peças e o número não surge ao acaso: são os anos que Raphael Bordallo Pinheiro faria se fosse vivo. Esta sardinha custa 169 euros.
A coleção Sardinha by Bordallo foi lançada em 2014 fruto de uma parceria entre a Bordallo Pinheiro, a EGEAC e a Câmara Municipal de Lisboa e conta já com 46 sardinhas do acervo da empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural e com outras 33 da autoria de artistas portugueses e estrangeiros convidados.
O preço de cada uma das sardinhas da coleção – à venda online e nas lojas Bordallo Pinheiro de Lisboa, Caldas da Rainha, Ílhavo, Viseu, Braga e lojas Vista Alegre em todo o país – é 18,90 euros, sendo que há pacotes de duas sardinhas a 34,90 euros, a «Sardinha do Dia» custa 49,90 euros e as de edição limitada 169 euros.
Segundo Nuno Barra, administrador da Bordallo Pinheiro, 10% desta coleção já é vendido no exterior, em países como o Brasil, EUA, França, Espanha, Itália e Coreia do Sul.
Notícia atualizada às 15:20 do dia 30 de julho com declarações do administrador da Bordallo Pinheiro e lista de países onde a marca está presente.