O melhor local da Europa para a prática de campismo de luxo [ou glamping, o termo que une a expressão glamorous camping] está no Norte, mais precisamente no Distrito de Braga. A escolha é feita pelo jornal britânico «The Times», que lista os 20 melhores sítios do Velho Continente para acampar com estilo.
O primeiro lugar do ranking é ocupado pela Casa Fontelheira, um alojamento rural situado na freguesia de Vila Nune, no concelho de Cabeceiras de Basto. Aqui pode acampar-se em tentas safari, com capacidades para seis ou cinco pessoas cada e todas equipadas com cozinha. Pode desfrutar-se, ainda, de uma piscina privada, espaços verdes e serviço de massagens, por exemplo.
O «The Times» escolhe ainda locais para campismo de luxo em Espanha, Itália, França, Eslovénia, Croácia, Dinamarca ou Noruega, entre outros, e encerra a lista dos 20 melhores locais para glamping com outra presença portuguesa. Desta feita é a Boar Hide, uma cabine de madeira com capacidade máxima para 4 pessoas, no Alto Alentejo, na Serra de São Mamede, e mais precisamente em Pego Ferreiro. O jornal britânico de referência aconselha ainda uma ida à vila de Marvão e ao seu castelo, que ficam ali perto.
Para ver as imagens destes dois locais de turismo rural portugueses percorra a fotogaleria acima.
Leia também:
4 sítios para ir numa escapadinha rural pelo norte
Um refúgio rural entre três serras para ficar no Minho
Portugal venceu 22 prémios europeus de turismo. Veja quais