Está em marcha um novo concurso para encontrar o doce mais identitário do distrito do Porto. Pastelarias, confeitarias, chefs de cozinha, associações, federações, outras entidades privadas e pessoas singulares podem concorrer ao Delícia do Porto até ao dia 17 de maio.
A ideia do concurso é «incentivar os participantes a desenvolver uma especialidade de doçaria nova», que traduza «a tradição da doçaria na região do Porto, bem como a capacidade de inovação», lê-se no regulamento, disponível aqui. A organizadora Olga Domingues considera que «não há nenhum que se possa dizer que é característico do Porto». «A pastelaria que se encontra é a normal pastelaria portuguesa».
Os doces candidatos devem ser originais e representar a região. (Fotografia: DR)
Os participantes deverão «criar uma especialidade de doçaria que revele interesse etnográfico, social ou técnico, evidenciando valores de memória, saber, autenticidade e singularidade», descreve o regulamento do Delícia do Porto. Outros dos requisitos são a durabilidade do doce (até três dias), o tamanho (100 gramas), a portabilidade e ser «indicado para todas as idades».
A primeira seleção dos candidatos, de entre todos os concorrentes iniciais, será feira por membros da Escola Superior de Hotelaria e Turismo. Depois, seguir-se-ão duas eliminatórias, das quais deverão resultar 10 doces. Nessa fase as criações serão postas à prova «em pontos de degustação na cidade», para que o público os possa conhecer e votar, online, numa aplicação própria.
Estas eliminatórias deverão acontecer até ao verão. Nota ainda para o facto de o público em geral ter um peso de 30% na decisão, a somar à dos jurados – confrarias gastronómicas do distrito, um chef de cozinha português, um representante da Câmara Municipal do Porto e um chef de cozinha internacional, entre outros membros. Olga Domingues conclui dizendo que o Delícia do Porto pretende ser «um projeto de todos para todos». Está lançado o mote.
Leia também:
Pastelaria do Porto com doces sem açúcar refinado
Porto: Na Bonina comem-se doces e snacks da época
Porto: 6 novos espaços de café de especialidade e doces