O chef basco Martín Berasategui prepara-se para abrir no topo do hotel Myriad by Sana, na Torre Vasco da Gama, no Parque das Nações, um novo restaurante que irá chamar-se Fifty Seconds. O anúncio foi feito pelo próprio chef numa conferência realizada no hotel, na tarde desta quarta-feira, 23 de maio.
No restaurante, o chef com 23 anos de experiência e oito estrelas Michelin promete fazer uma cozinha com pratos clássicos da sua autoria e outras novidades, disponíveis à carta e com um menu de degustação ao almoço e jantar. Mais de 90% da equipa que está já a trabalhar com Martín Berasategui é portuguesa, tal como as matérias-primas. «Portugal é um templo de matéria-prima. O talento pode viajar, mas os produtos não precisam», afirmou o chef.
A própria cozinha, cujo módulo está a ser feito pela empresa Marrone, em Itália, estará instalada na cúpula do hotel, que terá quatro andares e 35 lugares sentados. Tudo a 120 metros de altura, num «lugar épico», conforme descreveu o chef. O projeto de arquitetura é de Nuno Rodrigues. Já o nome do restaurante – Fifty Seconds – remete para o tempo que o elevador do hotel demora a subir até ao topo: 50 segundos.
O investimento global neste novo projeto, em que o grupo Sana e o chef basco estão a trabalhar desde há dois anos, é de três milhões de euros e prevê ainda a construção de um novo miradouro que o hotel deverá abrir a quem visita a cidade de Lisboa. O topo do edifício oferece uma vista de 360 graus sobre o rio Tejo e o Parque das Nações. A abertura do restaurante está prevista para acontecer durante o mês de outubro deste ano.
Leia também:
Lisboa tem uma nova experiência de queijos Michelin
«Fazer arroz e feijão em Portugal não é ser bom chef»
Expo’98 «regressa» com espetáculo ao Parque das Nações

