Braga volta a ter o maior presépio vivo da Europa

O Presépio Vivo de Priscos, considerado o maior presépio do género na Europa, abre ao público para mais uma época festiva no dia 16 de dezembro e fica até 20 de janeiro.

É tido como o maior presépio vivo da Europa e os números não deixam margem para dúvidas. Mais de 600 figurantes vão dar vida a cerca de 90 cenários distribuídos por 30 mil metros quadrados num recinto de Natal montado na freguesia de Priscos, no concelho de Braga, de 16 de dezembro a 20 de janeiro de 2019.

Naquele cenário animado por figurantes de carne e osso encontram-se retratadas atividades económicas da época de Jesus – como ferreiros, sapateiros, serradores, camponeses, tecedeiras, oleiros e padeiros -, e também com referências às culturas egípcia, judaica, romana, assíria, grega e babilónica.

O ponto alto do Presépio Vivo de Priscos é, como sempre, a gruta onde se encontram as figuras bíblicas de Maria, José, o menino Jesus, a vaca e o burro. No recinto acontecem, simultaneamente, quatro espetáculos e os visitantes podem encontrar também comida e bebida nas casas das aldeias dos judeus e dos romanos.

O evento, que tem colocado cada vez mais Priscos no mapa durante a época natalícia, contou com a presença do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa o ano passado, na inauguração. Este ano estão já confirmadas duas transmissões de programas em direto, na RTP e TVI, a partir do presépio. O presépio vivo é inaugurado dia 16 de dezembro, às 10h30, e termina a 20 de janeiro de 2019.

 

Leia também:

Braga: vem aí um bolo-rei com 120 metros
A rua de Braga onde se come de tudo como um rei
A praça com mais cabrito e pudim Abade de Priscos



Ler mais







Send this to friend