Gerês
Três roteiros de natureza, tradição e boa mesa no Parque Nacional à volta de três das cinco portas de entrada do parque. Do Soajo a Montalegre, passando por Terras de Bouro, estas serras oferecem muitas e boas surpresas a quem se aventurar a explorá-las.
Comer e Beber
Para refrescar nos dias de mais calor, sugerimos dez sítios no Porto para beber bebidas frescas e sem álcool. A norte, há dois novos restaurantes dedicados à carne. Um deles, o Dona Picanha, fica na Foz do Douro e é especializado em rodízio brasileiro. O outro nasceu na vila de Joane, Famalicão, e tem carnes maturadas e cortes nobres. Em Lisboa, o chef Vítor Sobral já abriu a sua Padaria da Esquina, com pão de fermentação longa produzido em exclusivo para os seus espaços. Nos vinhos, o crítico Fernando Melo analisa três portos vintage de 2016: Ferreira, Sandeman e Offley.
Passear
Recentemente, a Rota Porto Liberal, que dá a conhecer a Invicta oitocentista através das histórias e dos lugares da Guerra Civil, ganhou o prémio Informação Turística, da Associação Portuguesa de Museologia. Destacamos três dos 16 sítios que fazem parte do percurso. Em Caldas da Rainha, o Sana Silver Coast recuperou o charme do antigo e aristocrático Grand’ Hotel Lisbonense. Uma história com mais de 100 anos e futuro pela frente.
Boas Evasões!
Leia também:
8 programas para o fim de semana no Grande Porto
8 ideias para aproveitar bem o fim de semana em Lisboa
Palácio português reabre para visitas guiadas ao fim de 15 anos
