1. Terceira, postal (im)perfeito. Pode não ter as lagoas, as montanhas ou as fajãs de outras ilhas. Nem precisa: belezas imediatas à parte, a Terceira é uma viagem que nos conquista palmo a palmo, com Património da Humanidade, restaurantes que trazem o mar para a mesa, palheiros de charme com vista para o Atlântico e festa quase todo o ano. E, claro, paisagens de encher a alma.
2. Ano Novo Chinês à mesa. Hoje começa o Ano do Cão e, até ao início de março, milhões de chineses estão em festa. Não quisemos deixar a data passar em branco: com a crescente qualidade da oferta disponível em Lisboa (e o Porto, acreditamos, irá pelo mesmo caminho), aproveitamos para revisitar alguns dos restaurantes chineses favoritos da nossa equipa em ambas as cidades.
3. Mais comer e beber. O chef José Avillez está imparável – em janeiro abriu mais uma morada no Chiado, agora dedicada à cozinha de Médio Oriente. Também com pão de pita, mas longe dos holofotes, em Valongo há uma francesinha reinventada que se está tornar um ícone da cidade. Nesta edição, cabem também uma nova pizaria em Aveiro, um italiano a estrear em Setúbal, um restaurante em Lisboa com prato feitos de pão, vinhos de truz de três casas do Douro, e cerveja artesanal em dose dupla: num bar acabado de abrir no Cais do Sodré e numa loja de Póvoa de Varzim, que a tem de produção própria, feita a partir de uvas de alvarinho.
Boas evasões!
Leia também:
Lisboa tem percursos literários inspirados em Eça e Pessoa
6 bons restaurantes onde comer em Guimarães
Destino português entre os 50 melhores para férias este ano