A meteorologia promete um fim de semana chuvoso e cinzento mas, ainda assim, há muito para fazer, mesmo que seja preciso andar de guarda-chuva em punho. Os fãs de banda desenhada têm muito para ver este sábado, na loja especializada Mundo Fantasma, antes do desfile histórico dos carros elétricos pela marginal junto ao rio. Nada disto deve fazer esquecer a data que se comemora no domingo, o Dia da Mãe. Um dia para celebrar em conjunto, seja à mesa do Book para um brunch especial ou no cinema Trindade, onde vai ser exibido um documentário especial relativo ao tema da maternidade.

Percorra a fotogaleria para ver todas as sugestões.

10. Visitar a exposição de artistas portugueses de banda-desenhada na Mundo Fantasma
Carlos Pedro, Daniel Henriques, Filipe Andrade, Jorge Coelho e Miguel Mendonça são alguns dos autores que colaboram com nomes como Marvel e DC Comics e que terão as suas obras expostas na Mundo Fantasma este sábado, dia em que se celebra o Free Comic Book Day - um evento anual, nascido em 2002 nos EUA e que promove a banda-desenhada para captar novos leitores. As portas estão abertas das 10h00 às 22h00.

9. Provar o sushi do Gull
Praticamente em cima do rio, o espaço, que abriu no auge da moda do sushi, soube fazer a casa e hoje continua a ser um dos sítios favoritos dos apreciadores de comida japonesa. Longe da Baixa e do rebuliço do turismo, no Cais das Pedras - a meio caminho entre a Ribeira e a Foz -, a esplanada é o local ideal para percorrer a ementa com carpaccio de salmão ou novilho, ceviches e tártaros. Em caso de chuva, a sala interior é também ela um bom refúgio.
(Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

8. Assistir ao desfile de carros elétricos
Os velhinhos elétricos do Museu do Carro Elétrico vão andar pela rua. Durante a tarde de sábado, a partir das 15h00 e até às 18h00, a marginal do Douro vai receber o desfile de dez veículos. A partida acontece na rua do Infante D. Henrique e segue até ao Jardim do Passeio Alegre, num passeio animado pelos sons dos Batucada Radical. Os bilhetes para viajar no interior dos elétricos custam oito euros.
(Fotografia de Pedro Correia/GI)

7. Provar as sandes da Puorto Sandwich Shop
Estas sandes nasceram a bordo de uma carrinha de streetfood e, em dezembro, ganharam uma casa na rua de Belomonte, na fronteira entre a Baixa e a Ribeira. Por lá é possível provar o fresco pão focaccia com diversos recheios - sempre com nomes tão originais como Andor Bioleta ou Bai-me à Loja - e ingredientes de combinações vencedoras como o bacon, Cheddar e ovo estrelado, ou carne de vaca com cebola roxa e molho chimichurri.
(Fotografia de Igor Martins/GI)

6. Um circo diferente no café concerto da ESMAE
A Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo junta-se ao projeto Coração nas Mãos para uma sessão de artes circenses no café concerto da escola com início marcado para as 22h00 e duração prevista de cerca de uma hora e meia. A festa termina com um dj set de Pedro Santos. A entrada custa cinco euros, três para os estudantes e livre para crianças e jovens até aos 13 anos.
(Fotografia de Rui Oliveira/GI)

5. Celebrar o Dia da Mãe nas oficinas de Serralves
As oficinas de Serralves não esquecem o Dia da Mãe e apresentam um programa de atividades gratuito para juntar mães e filhos em diversos momentos. Vai ser possível, por exemplo, colorir pétalas, cristalizar amores-perfeitos e criar água de rosas através de processos científicos em que todos podem intervir. As atividades têm início às 10h00 e terminam pelas 13h00.
(Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

4. Brunch do Dia da Mãe à mesa do Book
O restaurante Book preparou um brunch especial para este dia. Vale a visita à Baixa da cidade para percorrer o buffet com uma seleção de pães e cereais, carnes e massas frias, wraps de gravlax de salmão e quiches. Para acompanhar, os sumos e bebidas habituais, com a refeição a terminar com uma escolha entre doces: mousses de chocolate e lima, fruta e cheesecakes variados. O brunch tem um custo de 20 euros por pessoa. As crianças até aos três anos não pagam e o valor desce para metade para jovens entre os 4 e os 12 anos. Tudo para provar das 12h00 às 16h00.
(Fotografia de Adelino Meireles/GI)

3. Relaxar e tomar um café no Noémia da Costa Pinto
Não tem nome de café ou sala de chá. Na verdade, o Noémia da Costa Pinto é um alojamento local com um pequeno espaço reservado para o público geral onde se servem cafés, chás, crepes e o ocasional copo de vinho. A decoração retro e cuidada dos quartos replica-se nesta sala, com apontamentos que fazem as delícias dos amantes do vintage: pequenos televisores a preto e branco, gira-discos e até um globo, sentam-se no topo de um aparador antigo, entre cadeiras e mesas restauradas.

2. Ver o documentário «Mother’s Wish» no Cinema Trindade
Em mais uma atividade que não deixa escapar a temática do Dia da Mãe, o renovado Cinema Trindade exibe o documentário «Mother's Wish», realizado pelo finlandês Joonas Berghäll. Do Brasil ao Uganda, o filme reúne dez relatos e histórias interligados entre si pelos temas da maternidade. A sessão tem início às 18h30 e quem for acompanhado da sua mãe terá direito a um bilhete duplo por 10 euros. O bilhete individual custa seis euros.

1. Petiscar no Tábua Rasa
É em tábuas de madeira que alguns dos melhores enchidos e queijos da região norte são servidos, neste espaço moderno que se instalou na Picaria, em 2015. De Bragança, chega a alheira de javali ou o chouriço doce, e de Seia um queijo amanteigado de ovelha que tem uma enorme legião de fãs. Tudo para acompanhar com vinhos do Douro, Alentejo e Dão, num ambiente informal e despretensioso.
(Fotografia de Pedro Correia/GI)