Ao cabo de mais um ano de idas e voltas, é tempo de olhar para trás. De todos os hotéis urbanos e refúgios visitados em 2016, estes são aqueles que mais impressionaram a equipa da Evasões. Aqui não há melhores nem piores, apenas favoritos. Os nossos favoritos.

Veja nesta fotogaleria algumas as escolhas da Evasões

Casa da Avó Chiquinha, Montalegre
O que se encontra nesta casa de turismo rural em território do Parque Nacional da Peneda-Gerês e com vista para o rio Cávado é ambiente e trato familiares, boa gastronomia transmontana – destaque para o chouriço de abóbora e a língua seca de Idalina, a tal avó Chiquinha – e os vinhos Mont'Alegre, feitos pelo enólogo da família, Francisco Gonçalves.
É nesta casa que os Gonçalves recebem os amigos para jantaradas, e o à-vontade com que o fazem estende-se à sua relação com os hóspedes. Foi e recentemente renovada, contando com nove quartos mobilados ao estilo clássico, e oferece aos hóspedes a possibilidade de reservar um piso inteiro. Fica a 10 minutos a pé do centro histórico de Montalegre.
Texto de Ana Isabel Pereira
Fotografia de Gonçalo Delgado/GI
Rua da Corujeira, 634
Web: avochiquinha.pt
Quarto duplo a partir de 56 euros por noite

Alma Lusa, Lisboa
Neste pequeno hotel de charme encastrado no coração de Lisboa, com uma porta para o rio e outra para a Baixa, é possível estarmos rodeados pelo bulício urbano e descansarmos a sério.
É um sítio luxuoso, mas muito mais de pequenos luxos do que propriamente de opulência, apesar de o edifício pombalino ter sido alvo de um restauro muito respeitador da sua beleza simples e clássica, pontuada de madeiras, azulejos e pedra.
O Alma Lusa foi pensado para sobretudo gerar bem-estar e conforto, a partir de pormenores de aconchego, como os lençóis, os turcos, os conjuntos de higiene – tudo de marcas de alta gama, de produção portuguesa.
Um bom banho e uma excelente cama é o melhor que se pode ter depois de um dia a palmilhar as sete colinas.
Texto de Dora Mota
Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI
Praça do Município, 21 (Baixa)
Web: almalusahotels.com
Quarto duplo a partir de 145 euros por noite (inclui pequeno-almoço)

Santa Luzia Art Hotel, Guimarães
A poucos metros do centro de Guimarães, surgiu um hotel dedicado às artes, numa grande casa oitocentista. O edifício, composto pelo casario e uma nova ala, onde se destaca o ousado ripado metálico à sua volta, acolhe 99 quartos (quatro deles suites), spa, piscina interior, espaço para exposições, biblioteca e um espelho de água ao ar livre acompanhado de uma bancada em anfiteatro, que também pode ser palco de performances.
No topo do edifício há uma piscina de rebordo infinito com 46 metros de comprimento e uma vista belíssima sobre a cidade.
Texto de Ana Luísa Santos
Fotografia de Miguel Pereira/GI
Rua Francisco Agra, 100
Web:santaluziaarthotel.com
Quarto duplo a partir de 75 euros por noite

Casa do Rio, Vila Nova de Foz Côa
A Casa do Rio fica na Quinta do Orgal, uma propriedade de 70 hectares adquirida pela Quinta do Vallado em 2009. Fica junto ao rio – tem, inclusive, um ancoradouro privado – e é preciso percorrer cerca de 4,5 quilómetros para dar com o edifício projetado por Francisco Vieira de Campos.
A proximidade das vinhas e do Douro, a arquitetura dos espaços, que parecem fundir-se com a paisagem, com os seus grandes janelões e soluções de impacto reduzido, a boa mesa (nas mãos de Ana Rita Ferreira, uma chef da terra e de mão-cheia), o sossego que se respira por ali (basta dizer que o hotel só tem oito quartos) e o atendimento personalizado fazem da Casa do Rio um sítio mágico.
Texto de Ana Isabel Pereira
Fotografia de Maria João Gala/GI
Quinta do Orgal, Castelo Melhor
Web: quintadovallado.com
Quarto duplo a partir de 200 euros por noite (inclui pequeno-almoço).

Pensão Agrícola, Tavira
A cerca de 10 quilómetros da cidade fica uma casa de turismo rural onde bom gosto é a nota dominante - tanto na recuperação do edificado, como na construção nova e na decoração cuidada e adequada ao local.
Tem seis quartos, todos eles com pátios, três na casa original e outros três em módulos separados. Tem um tanque que serve de piscina e um espaço de refeições ao ar livre que proporciona momentos de grande calma.
É um verdadeiro refúgio, de paz, de tranquilidade, em contacto com a natureza do barrocal algarvio e a poucos minutos da ria Formosa e das suas praias. Encerra no inverno, mas em março está de volta.
EM1239, 699, Sítio do Valongo, Conceição de Tavira
Web: pensaoagricola.com
Quarto duplo a partir de 140 euros (inclui pequeno-almoço)
Texto de Tiago Guilherme
Fotografia de Paulo Spranger/GI

Casa Modesta, Olhão
A Casa Modesta recupera o Algarve de antigamente. Fica à beira da ria, na zona rural de Quatrim do Sul, e foi recentemente lista pelo New York Times entre os oito melhores hotéis familiares da Europa.
Mais do que um mero local de alojamento, «é um projeto de memória», como o apresenta o proprietário, Carlos Fernandes, que recuperou a antiga casa da família com arquitetura de traços contemporâneos e construção à antiga.
Regularmente, são também realizados diversos workshops de barro, cestaria ou brinquedos de cana, bem como sessões de showcooking, sempre com os produtos frescos tradicionais da região.
Texto de Miguel Judas
Fotografia de Gonçalo Villaverde/GI
Quatrim do Sul, Moncarapacho
Web:casamodesta.pt
Quarto duplo a partir de 120 euros por noite (inclui pequeno-almoço)

Memmo Príncipe Real, Lisboa
Para chegar ao Memmo, é preciso conhecer o segredo da sua entrada, uma rampa para o interior de um quarteirão. Era um armazém abarracado que o aquiteto Samuel Torres de Carvalho transformou em hotel contemporâneo e tranquilo, cheio de pormenores irresistíveis ao olhar (como os quadros de Miguel Branco ou o painel de Iva Viana) com uma vista fantástica sobre Lisboa.
O interior acolhedor, em tons de madeira, pastel e outros neutros, está cheio de pequenas surpresas e ligações aos ofícios daquela zona da cidade. É um hotel de luxo, porém informal, tal como os outros da cadeia Memmo, criada pelo hoteleiro-surfista Rodrigo Machaz e outros sócios.
Na sala panorâmica do rés-do-chão, o restaurante Café Colonial, com a cozinha liderada pelo chef Vasco Lello, tem vida própria.
Texto de Dora Mota
Fotografia de António Pedro Santos/GI
Rua D. Pedro V, 56J (Príncipe Real)
Web: memmohotels.com/principereal
Quarto duplo a parque de 228 euros por noite (inclui pequeno-almoço)

Farmhouse Of The Palms, São Brás de Alportel
Frank e Veronique dizem que se trata de um bed & breakfast. Os portugueses talvez olhem mais para um espaço destes como um turismo rural, até porque é muito mais do que um sítio «apenas» para dormir e tomar o pequeno-almoço.
Uma antiga quinta senhorial com 200 anos, numa com vista panorâmica para São Brás de Alportel, que este casal belga recuperou e transformou por completo.
Cinco quartos com terraço privativo, onde sobressai o uso da pedra e da madeira. E o branco. Há camas e redes espalhadas pela propriedade e uma piscina com mosaico preto, para os dias de sol. O Algarve é mais do que apenas mar.
Cerro do Botelho
Web: farmhouseofthepalms.pt
Quarto duplo a partir de 105 euros por noite
Texto de João Ferreira Oliveira
Fotografia de Leonardo Negrão

Pousada de Lisboa, Lisboa
A localização, na Praça do Comércio e com o Tejo à vista, é excelente. Mas não é o único atributo de peso. Junte-se o interior luxuoso, com diversas peças a aludir aos Descobrimentos. E a história do edifício pombalino, onde funcionou o Ministério da Administração Interna, remodelado respeitando a traça original para albergar 90 quartos, um spa, um bar e o restaurante Lisboeta, comandado pelo chef Tiago Bonito.
Uma das zonas mais impressionantes é o pátio interior onde são servidos os pequenos-almoços, cujo chão está revestido a calçada portuguesa e o teto envidraçado abre em dias quentes.
Texto de Ana Luísa Santos
Fotografia com direitos reservados
Praça do Comércio (Baixa)
Web: pousadas.pt
Quarto duplo a partir de 189 euros por noite (inclui pequeno-almoço)

Hotel Porto Bay Marquês, Lisboa
Onde antes se encontrava o histórico Aviz, instalou-se este ano o quatro estrelas Porto Bay Marquês. O hotel surge um ano após o grupo madeirense ter inaugurado a unidade de cinco estrelas Porto Bay Liberdade, também na capital.
Este novo hotel tem 71 quartos (standard, junior suites e superiores) e é acessível a hóspedes com necessidades especiais de mobilidade. Uma das caraterísticas que mais surpreende é o terraço, onde se encontra, além do chamado Bar de Cima, uma pequena piscina para refrescar nos dias mais quentes, sofás e espreguiçadeiras.
Texto de Luísa Marinho
Fotografia de António Pedro Santos/GI
Rua Duque de Palmela, 32 (Marquês)
Web: portobay.com
Quarto duplo a partir de 81 euros por noite (inclui pequeno almoço)