Com o feriado do 25 de Abril à porta, há quem tenha estendido o fim de semana até terça-feira. Mas com mais ou menos dias de repouso, o que não faltam são ideias para ocupar o tempo na capital. Acaba de chegar uma concept store com marcas vindas do Brasil, bem como os clássicos macarons franceses da Ladurée, mas também há um festival de cocktails na cidade, uma feira de antiguidades e cinema de Hitchcock para ver este sábado e domingo.

Veja nesta fotogaleria oito novidades e outras sugestões para explorar antes do feriado, na capital.

1. Evento: Lisbon Cocktail Week
A 2.ª edição do festival, que elege o melhor cocktail da capital, arranca esta sexta-feira. No total são mais de 60 bares que aderem à iniciativa e, durante uma semana, preparam bebidas especiais para assinalar o evento.
Entre as 18h00 e as 23h00 há «happy hour», em que duas bebidas têm apenas o custo de uma. Depois é votar na preferida.
Até 29 de abril

2. Uma novidade: Ladurée
Os delicados macarons coloridos da Ladurée podem agora ser vistos (e comprados) naquele que é o primeiro balcão da marca de pastelaria francesa em Portugal. Estão no número 182 da Avenida da Liberdade, tal como outros doces apetecíveis, que podem ser pedidos para levar, enquanto a Ladurée não abre o salão de chá, previsto para junho.
A marca está inserida na galeria comercial JNcQUOI, que o grupo Amorim Luxury abriu ao público dia 20 de abril. No total são três pisos, com um bar, um restaurante, uma mercearia e uma garrafeira, para além da nova loja da Fashion Clinic, dedicada a roupa de homem.

3. Cinema: Filmes de outros tempos
Uma rara oportunidade de ver em grande ecrã um dos grandes clássicos de Alfred Hitchcock. Em Vertigo, rodado em San Francisco, James Stewart interpreta um detetive com fobia de alturas, contratado para seguir a esposa suicida de um amigo, interpretada por Kim Novak. E
sta exibição está inserida no ciclo CinePop que tem levado à grande sala do Forum Lisboa, o antigo cinema Roma, filmes icónicos dos anos 70, 80 e 90. Segue-se, a 30 de abril, Dune de David Lynch.
Fórum Lisboa
Av. Roma 14 L, Lisboa
23 de abril, 16h00
Bilhetes: 4 euros

4. Loja: Pau-Brasil Concept Store
É na verdade um conjunto de lojas que chega este sábado ao Palácio Castilho, do Príncipe Real. Todas made in Brasil e de áreas como o design, moda, cosmética, literatura e até uma chocolateria.
A inauguração desta concept store acontece a 22 de abril, sábado, no palacete, e é marcada por degustações, demonstrações e concertos ao vivo, a partir das 14h00.
Palácio Castilho
Rua da Escola Politécnica, 42 (Príncipe Real)
Das 12h00 às 20h00. Sábado, das 10h00 às 20h00 e domingo das 12h00 às 18h00.

5. Exposição: Machina Mundi
O Parque Lage, o Museu do Amanhã, o porto de Niterói e os clássicos Corcovado e o Pão de Açúcar. São algumas das paisagens do Brasil, que se podem ver nesta coleção do fotógrafo carioca Claudio Edinger, que vai estar na Barbado Gallery, em Campo de Ourique, a partir de 21 de abril até 9 de junho.

6. Feira: Arte e Antiguidades
Organizada pela Associação Portuguesa dos Antiquários, a 15.ª edição da Feira de Arte e Antiguidades de Lisboa vai reunir vinte galerias de arte nacionais e internacionais até dia 30 na Cordoaria Nacional.
A feira tem ainda um espaço de demonstração dos serviços de conservação e restauro e uma zona de comida, da responsabilidade dp Chefe Francisco Amado, acompanhada pelos vinhos Horta Osório Wines.
Cordoaria Nacional de Lisboa
Av. da Índia, Lisboa
Web: apa.pt
Segunda a quinta, das 17h00 às 22h00; sexta e sábados, das 16h00 às 23h00; domingos e feriado, das 12h00 às 20h00
Entradas: 12 euros

7. Concerto: Quarteto de Cordas GNR, Quartel do Carmo
A propósitos das comemorações do seu 106.ºaniversário, a Guarda Nacional Republicana vai abrir alguns dos espaços mais emblemáticos do quartel do Carmo, tal como a sala onde teve lugar o encontro entre o Capitão de Abril Salgueiro maia e Marcello Caetano.
No dia 22, há momento musical com o Quarteto de Cordas da Banda Sinfónica, na sala Afonso Botelho, pelas 15h00. A atuação repete-se a 29 de abril e 6, 13 e 20 de maio.

8. Teatro: O Cinema, na Culturgest
Annie Baker, distinguida com um Obie Award e um Pulitzer em 2014, assina este tributo à sétima arte. A história passa-se numa sala de cinema de província, em que três empregados mal remunerados têm a função de cuidar de um dos últimos projetos de 35 milímetros e varrem pipocas nos corredores. Com António Simão, Bruno Huca, Rita Cabaço e Pedro Gabriel Marques na interpretação.
21 e 22 de abril, 21h30. 23 de abril, 17h00. Bilhetes: 13 euros