Esta é a época perfeita para quem gosta de um hotel (ou mesmo um quarto) com lareira. E não só. Há sempre um alojamento com spa e piscina interior para aqueles que preferem enganar o frio e fingir que é verão. Porque o conforto e o bem-estar não têm época.

Veja nesta fotogaleria sugestões para conhecer hotéis aconchegantes na estação mais fria do ano

1. Vidago Palace Hotel
A poucos quilómetros de Chaves, o Vidago Palace é o exemplo praticamente perfeito de um cinco estrelas que conseguiu honrar a tradição de hotel-palácio de vocação termal, em comunhão com o parque e a floresta à volta, tornando-se ao mesmo tempo moderno, funcional e extremamente confortável - tão confortável que o inverno lhe assenta como uma luva.
A recuperação ficou a cargo da dupla José Pedro Vieira e Diogo Rosa Lã, que teve o máximo cuidado para preservar toda a memória Belle Époque do conjunto, cabendo a Siza Vieira a tarefa de construir a nova ala destinada ao spa e projetar o interior da clubhouse.
Ironia do destino, foi construído para os últimos reis de Portugal, mas estes não viveram o suficiente para usufruir dele.
Melhor sorte têm agora os seus hóspedes, pois o Vidago Palace adotou uma estratégia que passa, entre outras coisas, pela aposta contínua em pacotes temáticos que permitem, consoante a época e o propósito de cada um, combinar diferentes atividades e desfrutar do máximo possível ao melhor preço.
É o caso do pacote Romance em Vidago para duas pessoas que nesta época baixa, durante os dias da semana, sai por 618 euros com direito a uma noite em quarto clássico com pequeno-almoço champanhe, flores, tratamento de spa e jantar.
Chaves. Parque de Vidago, Apartado 16. Tel.: 276990920. Web: vidagopalace.com. Preço: A partir de 265 euros por noite em quarto duplo com pequeno-almoço
Texto de João Miguel Simões

2. Torre de Gomariz Wine & Spa Hotel
Uma aturada obra de reabilitação deu nova vida à capela, à torre e ao solar medievais da família Silva Couto em Vila Verde e o resultado é um refúgio único inserido numa propriedade bucólica, do século XIII, com seis hectares de vinha e uma frondosa mata.
Com arquitetura e design de interiores de bom gosto - de Paulo Braga e Cristina Amaral e de Nini Andrade e Silva, respetivamente -, um spa que está nomeado para os World Luxury Spa Awards e uma interessante proposta enogastronómica, o hotel convida a fazer uma escapadinha em qualquer altura do ano.
Uma torre com oito gárgulas góticas acolhe a receção do hotel e duas suites e tem ligação ligação ao solar, onde funcionam o restaurante Gomariz e uma acolhedora sala de estar, com lareira, um lindíssimo teto de madeira assotado e livros de arquitetura, fotografia e arte
Vila Verde (Cervães) Torre de Gomariz Wine & Spa Hotel. Avenida Sobral-Castelo, 76. Tel: 253929160. Web: torredegomariz.com. Preços: quarto duplo a partir de 112 euros
Texto de Ana Isabel Pereira

3. Casas do Côro
Um cabrito assado ou um empadão de perdiz comidos à lareira? Um quarto com lareira? Um spa com jacuzzi duplo, sauna panorâmica, banho turco panorâmico, piscina interior com quatro zonas de tratamento e um jardim exterior de oliveiras? Tudo isto é possível nas Casas do Côro, um turismo de aldeia localizado a poucos minutos de Mêda.
É um clássico, afinal já com 17 anos. Uma aldeia história, à data em ruínas, que Carmen e Paulo Romão recuperam e tornaram numa referência. Tem mais de uma dezena de casas diferentes e que podem ser alugadas na totalidade ou, nalguns casos, apenas uma suíte.
Mêda. Largo do Côro, Marialva. Tel.: 917552020. Web: casasdocoro.pt. Preço: quarto duplo a partir de 125 euros
Texto de João Ferreira Oliveira

4. Casa das Penhas Douradas
A imagem tornou-se famosa: do lado de dentro, a piscina, a água quente, o conforto; lá fora, as árvores cobertas de neve num cenário que remete para locais como Courchevel ou St. Moritz. Não é preciso ir tão longe. Fica nas Penhas Douradas, a 1500 metros de altitude, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.
Estamos perante um design hotel de arquitetura contemporâneo e inspiração serrana, de onde quase não apetece sair, apesar da eterna e infantil vontade de brincar com a neve. Afinal não falta nada dentro de portas.
17 quartos e uma suíte com aquecimento central, leitor de DVD (há filmes à escolha), Wi-Fi, roupões e chinelos de banho, fruta fresca, bolos durante a tarde e ainda um restaurante a cargo do chef Jorge Guedes - a consultadoria é do chef Luís Baena - que serve almoços e jantares. Ao almoço reinam os sabores regionais e à noite a cozinha de autor.
Falta o spa, é claro, com a famosa piscina interior, sauna e várias massagens à disposição. O frio é paisagem.
Manteigas. Penhas Douradas, Apartado 9 . Tel.: 275918045. Web: casadaspenhasdouradas.pt. Preço: quarto duplo a partir de 125 euros
Texto de João Ferreira Oliveira

5. Solar dos Cáceres
Os dias de nevoeiro, que não são raros por esta altura do ano na aldeia beirã Casal Vasco, a dois passos da Serra da Estrela, ajudam a entrar no espírito de tranquilidade, ideal para quem quer esquecer o quotidiano citadino.
Quando se entra do Solar dos Cáceres, edifício construído no século XV e que há quatro anos foi transformado num elegante hotel rural de oito quartos, o aroma de um bolo acabado de sair do forno propaga-se da cozinha à receção. É o presente de boas-vindas aos hóspedes, que deve ser apreciado no calor da lareira da sala de estar.
O proprietário do hotel é um filho da terra, de origens humildes, que não se conformou com o abandono do importante solar. Comprou-o e recuperou-o, mantendo o seu traçado. Quis criar, diz o próprio, «um refúgio para os sentidos» e a aldeia, com poucos habitantes e um ambiente tipicamente beirão, a isso ajuda. Vale a pena olhar com atenção as particularidades do sítio, seja o cedro-do-buçaco deformado por um trovão, o castanheiro centenário ou o antigo lagar.
Texto de Luísa Marinho
Fornos de Algodres. Solar dos Cáceres. Praça Doutor Figueiredo Nunes, Casal Vasco, Fornos de Algodres. Tel.: 271708225. Web: solardoscaceres.com. Preço: desde 70 euros (quarto duplo, com pequeno almoço)

6. Pousada da Serra da Estrela
Projetado por Cotttinelli Telmo - jovem arquiteto e realizador de filmes como A Canção de Lisboa - o antigo sanatório das Penhas da Saúde foi construído durante o Antigo Regime para os funcionários dos caminhos-de-ferro, tal a pureza do ar.
Recebeu os últimos doentes na década de setenta do século XX, serviu como alojamento para os "retornados" e esteve depois votado ao abandono durante vários anos. Abriu como pousada, no dia 1 de abril de 2014, pelo Grupo Pestana, tendo-se tornado numa morada obrigatória para todos aqueles que pretendem subir à Torre.
Porque é acolhedor, apesar da dimensão e da pedra como elemento dominante - a recuperação foi feita por Eduardo Souto Moura, que manteve pé-direito elevado, os azulejos originais, bem como os antigos ascensores, em ferro e madeira; porque tem um spa com piscina interior, sauna, banho turco e vários tratamentos; porque tem um restaurante que recupera alguns pratos serranos e onde se come com a lareira acesa; porque tem uma envolvência e um ar (verdadeiramente) puros. O resto são histórias.
Texto de João Ferreira Oliveira
Covilhã. Penhas da Saúde, Estrada Nacional 339. Tel.: 210407660. Web: pousadas.pt. Preço: quarto duplo a partir de 96 euros

7. Abrigo da Montanha
Há quatro décadas, quando a Serra da Estrela se começou a destacar como destino turístico de inverno, a aldeia do Sabugueiro, última povoação antes de se chegar ao cume, desenvolveu-se rapidamente. A estalagem Abrigo da Montanha faz parte dessa história. Surgiu na época para abrigar e alimentar (o restaurante é uma das suas mais-valias) os entusiastas da neve.
Os tempos mudaram a estalagem foi perdendo o seu antigo conforto. Há quatro anos, fechou e esteve dois anos em obras, reabrindo completamente renovada há outros tantos. Agora, tem uma piscina interior aquecida (de onde dá para ver a neve a cair), salas de banho suíço e turco e cabine de hidromassagem. As janelas dos 21 quartos e das seis suites enquadram a serra. A porta ao lado do hotel é o restaurante, que era já almoço um clássico na aldeia e que tem comida de conforto para aquecer o inverno.
Sabugueiro. Abrigo da Montanha - Hotel spa. Rua do Comércio, 46, Sabugueiro, Seia. Tel.: 238315329. Web: abrigodamontanha.pt. Preço: Quarto duplo a partir de 89 euros, com pequeno-almoço
Texto de Luísa Marinho

8. Chalet Saudade
Duas ruas paralelas em Sintra, dois projetos diferentes, mas em tudo complementares, e um mesmo nome. Saudade.
Depois de se aventuraram com o café, Luís Martins, nascido e criado na Amadora, e Mary Pereira, criada em Boston mas de origem lusa, mantém igualmente a seu cargo, desde fevereiro de 2013, uma casa de hóspedes.
O Chalet da Saudade fica na rua Dr. Alfredo da Costa, a dois passos do Palácio da Vila. Tem um total de 11 quartos e nas áreas comuns, assumidamente desirmanadas, as peças de mobiliário amealhadas e recuperadas combinam com pormenores deliciosos como as pequenas fábulas nos rodapés, as portas art déco ou os frescos da entrada, do último quartel do século XIX, atribuídos a um dos mestres que trabalhou no Palácio da Pena.
Texto de João Miguel Simões
Sintra. Rua Dr. Alfredo da Costa, 21. Tel.: 210150055, saudade.pt. Preço: quarto duplo a partir de 59 euros, com pequeno-almoço

9. Grande Real Villa Itália Hotel & Spa
Se há nomes que levam os clientes ao engano não é, certamente, o deste hotel situado em Cascais. As paredes têm sangue real - Humberto II, o último Rei de Itália esteve ali exilado durante 37 anos, desde 1946 - já quanto à grandeza, a decoração e números falam por si.
Mais de uma centena de quartos incluindo suítes e penthouses familiares, três restaurantes a cargo do
chef Paulo Pinto (que insiste em manter-se fiel à casa), e um spa com 1000m2. É verdade que hoje em dia quase todos os hotéis têm um pequeno spa, uma piscina interior ou uma sala de tratamento, mas este não é um spa qualquer.
É o Real Spa Therapy, um spa à antiga, megalómano, com um ambiente inspirado nas termas romanas que coloca os hóspedes numa espécie de bolha, longe dos telemóveis e indiferente às notícias e ao tempo que faz lá fora. Não é isso que é suposto ser um spa?
Tem circuito talasso, sauna, jacuzzi, ginásio e dez salas de tratamento e massagens de talassoterapia, método terapêutico baseado nas propriedades da água do mar. Até porque o mar está mesmo ali ao lado.
Cascais. Rua Frei Nicolau de Oliveira, 100. Tel.: 210966000. Web: granderealvillaitalia.realhotelsgroup.com. Preço: quarto duplo a partir de 135 euros
Texto de João Ferreira Oliveira

10. L'and Vineyards
Recomendar o L'AND Vineyards porque o seu restaurante (a cargo do chef Miguel Laffan) recuperou recentemente uma estrela Michelin, seria uma razão mais do que válida para visitar este hotel localizado em Montemor-o-Novo, mas há mais.
Muito mais. Há 22 suítes com uma arquitetura contemporânea integradas em 7000 hectares de vinha, uma adega, um lago, um edifício central com lareira e vista para as vinhas e ainda um spa com 800 m2 e a chancela da Caudelie - marca especializada em tratamentos de vinoterapia. Tem uma atmosfera intimista, à base de pedra natural, pensado pelo brasileiro Marcio Kogan, o arquiteto responsável por fazer com que a natureza e a contemporaneidade não entrassem em conflito. E não entram.
Para estes dias criaram mesmo um pacote (L`And & Spa) especial composto por duas noites de alojamento e dois tratamentos por pessoa à escolha. Com possibilidade de ficar alojado na Sky Suite. Que é como quem diz um quarto com um teto de vidro e vista para o céu. Toda a gente sabe que não há céu tão estrelado como o alentejano. Mesmo no inverno.
Montemor-o-Novo. Herdade das Valadas, Estrada Nacional 4. Tel.:266242400. Web: l-and.com. Preço: quarto duplo a partir de 162 euros
Texto de João Ferreira Oliveira

11. Herdade da Malhadinha Nova Country House & Spa
Ainda que tenha sido uma das primeiras, dentro do género, a abrir em Portugal, a Herdade da Malhadinha Nova, perto de Beja, nunca baixou a fasquia e continua a ser um dos melhores e mais elegantes exemplos do que deve ser um hotel rural.
Numa propriedade de 450 hectares, sendo 33 deles só de vinhas, seria natural pensar que o pico de dormidas tivesse lugar na primavera-verão. Errado, a maioria vem a partir do outono, atraída pela ideia de desfrutar das lareiras acesas e de comodidades como o chão de tijoleira dos quartos (não mais do que sete duplos, duas suítes e uma suíte júnior) aquecido a 20 graus.
A decoração é feita em tons de branco, num registo campestre com bastantes apontamentos contemporâneos conjugados com peças de traça alentejana.
O vinho é um chamariz e tanto, mas pesa ainda mais uma oferta que inclui um restaurante, um spa, uma coudelaria, uma adega, uma vinha, um olival, um montado e até uma linha de água.
Beja. Albernôa. Tel.: 284965432. Web: malhadinhanova.pt. Preço: quarto duplo a partir de 250 euros, com pequeno-almoço
Texto de João Miguel Simões