Sair ou não de casa? Esta é a dúvida que se impõe nos dias em que um prato de scones com compota se afigura como o lanche perfeito, mas o sofá da sala parece ser a opção mais confortável. Nestes cafés, o ambiente familiar é o mais importante. Têm sofás e cadeirões para recostar a ler um livro, de chávena na mão, em absoluta tranquilidade – tal como em casa. Só não convém levar os chinelos e o roupão.

Percorra a fotogaleria para conhecer todos os espaços.
(Fotografia de Artur Machado/GI)

1.Spirito Cupcakes & Coffee
Sofás e cadeirões de diferentes formas e feitios alinham-se em torno das pequenas mesas de café que todos gostariam de ter por casa. É ali, junto às enormes janelas viradas para a rua das Galerias de Paris, que se está quase como em casa. A nova loja da Spirito na cidade abriu em dezembro, depois de uma temporada de ausência motivada pelo encerramento prematuro do primeiro espaço no Porto, na rua Mouzinho da Silveira. A experiência não satisfez Nuno Freitas - o proprietário da marca que fez a sua estreia em Braga - e que decidiu renovar a sua presença na invicta. A enorme loja na Praça Gomes Teixeira foi remodelada e, apesar dos 300 metros quadrados, mantém um ambiente acolhedor que convida a sentar e relaxar entre os já famosos cupcakes, as tartes e doces sem fim que saem a todas as horas da pastelaria.
(Fotografia de Artur Machado/GI)

1.Spirito Cupcakes & Coffee
(Fotografia de Artur Machado/GI)

2. Casa de Chá Mil Folhas
É leve, fresca e colorida. A casa de chá que nasceu em Leça da Palmeira no final de 2015 dá ares de casa de bonecas e serve tudo o que se espera encontrar num espaço como este: scones frescos com compota e manteiga e um bule de chá, éclairs, macarons, muffins e, sem falta, os mil folhas. A esta lista de fazer crescer água na boca juntam-se as tapiocas - salgada, com ovos mexidos, ou doce, com leite condensado, coco e paçoca - e o açaí, servido com iogurte, granola e fruta. Ao domingo, há brunch por 9,5€.
(Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

2. Casa de Chá Mil Folhas
(Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

3. Noémia da Costa Pinto
Não tem nome de café ou sala de chá. Na verdade, o Noémia da Costa Pinto é um alojamento local com um pequeno espaço reservado para o público geral onde se servem cafés, chás, crepes e o ocasional copo de vinho. A decoração retro e cuidada dos quartos replica-se nesta sala, com apontamentos que fazem as delícias dos amantes do vintage: pequenos televisores a preto e branco, gira-discos e até um globo, sentam-se no topo de um aparador antigo, entre cadeiras e mesas restauradas.
(Fotografia de Noémia Costa Pinto)

3. Noémia da Costa Pinto
(Fotografia de Noémia Costa Pinto)

4. Maria Bôla
Neste salão de chá em Cedofeita, a estrela é a bôla. A origem não deixa margem para duvidar da sua qualidade: vem de Lamego, com recheio misto. de frango, de vinha d'alhos, alheira, bacalhau e há até uma versão vegetariana. A sala de tons leves e pastéis é o sítio ideal para ficar, quando o tempo não convida a espreitar a larga esplanada escondida nas traseiras. Sofás, almofadas e um chá quentinho são tudo o que é preciso para fazer do Maria Bôla uma segunda casa. Especialmente ao domingo, dia de brunch completo em modo buffet, por 12,5€.
(Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

4. Maria Bôla
(Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

5. Moustache
Desde 2011 que esta coffee house na Praça Carlos Alberto serve de abrigo aos dias mais frios com a esplanada aquecida. Porém, quem a atravessa e se atreve a subir os degraus até ao primeiro piso, encontra a tal sala com cheiro a casa. Cadeirões confortáveis espalham-se pelo espaço para servir de recosto a quem por ali experimenta o café, a verdadeira especialidade do Moustache, seja num latte, num capuccino ou com um simples espresso na mão.
(Fotografia de Artur Machado/GI)

5. Moustache
(Fotografia de Artur Machado/GI)

6. Café Vitória
É mais um pequeno segredo por descobrir na Baixa. No interior do café que se vira para a face da rua José Falcão, esconde-se o jardim de inverno, protegido do frio que ainda se faz sentir por uma enorme barreira envidraçada. É ali, recostado no sofá, que se podem provar pequenos petiscos, hambúrgueres e tostas, entre páginas de um livro e música ambiente.
(Fotografia de Adelino Meireles/GI)

6. Café Vitória
(Fotografia de Adelino Meireles/GI)