A ilha ainda dorme quando o motorista do BMW Limousine arranca do The Reserve, no centro do Funchal, numa íngreme viagem de 45 minutos até ao Pico do Areeiro. Se é verdade que o sol, quando nasce, é para todos, o mesmo não se pode dizer de tomar o pequeno-almoço a 1810 metros de altitude, tendo o maciço montanhoso da Madeira como pano de fundo e o café servido quente, enquanto a estrela pinta o céu de laranja, sobre as nuvens. A experiência custa 185 euros/pessoa e foi pensada, assim como outras, para elevar o padrão de luxo madeirense.
Responsável por outros seis hotéis na ilha e tendo registado que, durante a pandemia, muitos portugueses procuraram a Madeira pela sensação de segurança aliada a um serviço exclusivo, o grupo Savoy criou um hotel boutique/clube privado no interior do Savoy Palace, que manteve outros 309 quartos. O facto de ter apenas 40 quartos e suítes, 15 deles com piscinas privadas, veio permitir ao The Reserve proporcionar “uma experiência transformadora” aos clientes “mais exigentes”, personalizando e acompanhando a estadia ao detalhe, diz a diretora Cristina Mata.
- A entrada do The Reserve. (Fotografia: DR)
- Uma das 15 Pool Suítes. (Fotografia: DR)
No centro do conceito está o GEPA (sigla para Guest Experience Personal Assistant), a pessoa incumbida de ser o único ponto de contacto entre o hóspede e os diferentes departamentos do hotel e o exterior, 24h por dia. Antes da chegada, o GEPA envia um breve questionário sobre as preferências do cliente relativamente ao vinho preferido, tipo de almofada e se se tratará ou não de uma ocasião especial, e sabendo o número do voo certifica-se de que os hóspedes são recebidos na pista e levados para um lounge onde podem esperar pelo transfer para o Funchal.
A viagem em topo de gama com motorista tem condições e custo associados e pode até ser num Rolls Royce com flute de champanhe e outros mimos. À chegada, os clientes sobem num elevador panorâmico até ao Jacarandá Club, no 16.º piso, onde o GEPA se ocupa do check-in. Enquanto a vista sobre a baía do Funchal e o Atlântico seduz o olhar e um cocktail Exclusively Yours molha os lábios, uma toalha fresca ajuda a libertar as mãos da bagagem, que, a pedido, pode ser desfeita e arrumada por um mordomo no quarto, enquanto os hóspedes descansam.
Pertencendo ao Savoy Palace, os quartos e suítes com áreas a partir de 42 metros quadrados, decorados pela funchalense Nini Andrade Silva, foram remodelados com imagens do Museu da Fotografia da Madeira – Atelier Vicentes e paredes em tons de azul, verde, cinzento e castanho, e passaram a incluir inúmeras vantagens: amenities Bvlgari, abertura de cama com cortesias diárias, um banho de luxo gratuito, uma peça de roupa engomada por pessoa/por dia, acesso à área húmida do Laurea Spa e possibilidade de tomar o pequeno-almoço no quarto, sob pedido.
- No Jacarandá uma comida durante todo o dia. (Fotografia: DR)
- Este espaço é o coração do The Reserve. (Fotografia: DR)
Nem o céu é o limite quando há quem peça para reservar um avião, mas não é preciso ir tanto acima para ter a sensação de estar nas nuvens – desde que a conta bancária permita aprender a fazer sushi, provar champanhes, beber um chá da tarde ou passear de iate, com massagens e um chef a bordo, quem sabe. No 17.º piso, o solário do Jacarandá Club, o serviço mantém-se atento com um mordomo de piscina pronto a estender a toalha na cama e a oferecer água e fruta fresca, e protetor-solar, porque a sua missão é antecipar as necessidades dos hóspedes.
Além do Jacarandá, um all-day dining do pequeno-almoço ao jantar, o The Reserve colhe o asiático Nikkei, curado pelo chef Miguel Bértolo, com menu à carta e outro de cinco momentos. Renato Camacho, chef executivo, e André Ferraz, sommelier, estendem as responsabilidades a todos os restaurantes, incluindo o Pau de Lume, Alameda e Galáxia Skyfood, uma experiência de alta cozinha com produtos madeirenses. Entre eles estão os vinhos Madeira Blandy’s, cujas castas Bual, Verdelho e Tarantez podem ser provadas na Quinta das Malvas, próxima do hotel.
- O hotel tem apenas 40 quartos. (Fotografia: DR)
- A The Retreat está equipada com piscina. (Fotografia: DR)
