O Pur Oporto Boutique Hotel By Actahotels, aberto desde 1 de outubro, na Rua de Santa Catarina, é um quatro estrelas com 53 quartos, de diferentes tipologias, capazes de acolher entre duas e quatro pessoas. Só alguns têm varanda ou terraço, mas a decoração em tons de azul pastel, pontuada por matérias-primas naturais e criações portuguesas, é comum a todos, assim como a atenção aos pormenores, tendo como fim último homenagear o Porto. É o segundo hotel que o Grupo Acta, de Barcelona, abre em Portugal. The Avenue, ali perto, na Avenida Fernão de Magalhães, foi o primeiro.
No novo Pur Oporto, as ligações à cidade que o acolhe estão bem claras, explica o diretor, Guilherme Pinheiro. Cada piso leva o nome de uma rua portuense; nas portas dos quartos há desenhos de outras portas, as mais tradicionais; e os azulejos portugueses, de várias cores, formas e texturas, são presença constante, das cabeceiras das camas ao balcão do bar.
O Pur Oporto abriu portas na Rua de Santa Catarina, no Porto. (Fotografias: Igor Martins/GI)
Este é um novo quatro estrelas com mais de 50 quartos.
“Apostámos em materiais regionais; todo o hotel tem azulejos feitos à mão por uma equipa de artesanato escolhida a dedo”, prossegue, enquanto mostra os quartos, equipados com candeeiros de vime e cadeiras de couro entrançado, muita produção artesanal, sem descurar o conforto.
No lóbi, o teto está decorado com portas e janelas que integravam o edifício, antes de sofrer obras de reabilitação. Outras peças reaproveitadas para efeitos decorativos foram o gradeamento de uma varanda e alguns apontamentos da fachada, convertidos em quadros. Estão na zona do bar, que dá primazia aos cocktails e ao vinho do Porto, funcionando também como sala de pequenos-almoços. No seu prolongamento, fica o pátio traseiro, que, a certas horas do dia, acolhe melodias vindas da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.
A descontraída zona de bar e sala de pequenos-almoços.
A Invicta é a inspiração para a decoração do novo hotel.