No Yotel Porto, há robôs mordomos e outras tecnologias

Yotel, hotel tecnológico no Porto. (Igor Martins/Global Imagens)
O primeiro Yotel da Península Ibérica fica na Baixa e tem como principais atrativos dois robôs. Yolinda e Yogiro falam, cantam e fazem entregas nos quartos, preparados para ter só o essencial - isso inclui ferro e tábua de engomar.

O Yotel Porto, o primeiro hotel da marca na Península Ibérica, abriu, há poucos meses, na Rua de Gonçalo Cristóvão. É um quatro estrelas com forte componente tecnológica e duas mascotes: os robôs Yolinda e Yogiro, que fazem entregas nos quartos. Para obter uma escova de dentes ou uma toalha extra, basta ligar para a receção (ou fazer o pedido através da aplicação móvel Yotel, que tem múltiplas valências) e aguardar a chegada do robô, com o objeto pretendido. Yolinda e Yogiro emitem frases como “o dever chama”, em português e inglês, e até cantam.

As viagens aéreas em primeira classe inspiraram a criação do Yotel, que detém hotéis em todo o Mundo – uns de aeroporto (YotelAir), outros de cidade. Assim se explica as referências ao mundo da aviação, com os quartos, mais pequenos e inteligentes que os tradicionais, a serem apelidados de cabines, e a equipa de “cabin crew” (tripulação). “A ideia é ter tudo aquilo de que precise e nada de que não precise”, resume Joana Vasconcelos, responsável de marketing do Yotel Porto, que tem 150 quartos, de diferentes tipologias, espalhados por nove andares.

( Igor Martins / Global Imagens )

Cada canto é bem aproveitado, como se percebe pelo modo como se encaixa numa fresta a tábua de engomar (considerada essencial, assim como o ferro). Os quartos mais pequenos estão equipados com “smart beds”, camas que esticam e escolhem, permitindo otimizar o espaço, têm ligações USB dos dois lados e espaço para a bagagem em baixo. Há candeeiros que incluem carregadores sem fios, televisões SMART HD com Chromecast e luzes que mudam de cor, permitindo recriar diferentes ambientes. E graças à app, o hóspede nem precisa de se levantar.

O Yotel Porto fica próximo da estação de metro da Trindade, com ligação ao aeroporto, mas quem viajar de carro tem parque de estacionamento privativo. Outra valência é o ginásio aberto 24 horas, com máquinas de última geração que permitem visualizar percursos reais ao ar livre, por exemplo, enquanto se pedala.

( Igor Martins / Global Imagens )

Mas o “coração do hotel”, segundo o diretor geral, Nuno Godinho, é o restaurante-bar Komyuniti, aberto à comunidade, seja para trabalhar – “a rede wifi é rápida e estável”, assinala -, pela animação ou, claro, pela comida, de cariz internacional. Sugestões práticas, que vão do bao de costela mendinha à poke bowl de salmão, passando pelos hambúrgueres de tamanho considerável, à americana. “O objetivo é ter uma carta multifacetada, para estar disponível o dia inteiro. Chega de avião, à hora que chegar, e pode comer”, conclui Nuno. Recentemente, o artista THECAVER criou um mural de arte urbana no pátio interno, ao ar livre. Mais uma razão para entrar.

Black friday
No âmbito da “black friday”, vem aí uma campanha que oferece 40% de desconto sobre a melhor tarifa disponível, para reservas até outubro de 2022. Está em vigor entre 18 de novembro e 2 de dezembro.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend