No novo Legacy Cascais há requinte e sabores italianos com selo internacional

A piscina exterior do hotel é de uso exclusivo para hóspedes. (Fotografia de Eduardo Ramos/DR)
Classificado como um quatro estrelas, mas apostado em servir no patamar superior, o Legacy Cascais aplica os padrões de conforto da Hilton com ginásio, piscinas, spa, bar e esplanada. E marca a estreia em Portugal do mundialmente reputado restaurante italiano Don Alfonso 1890.

Edificado no terreno que durante décadas foi a morada do histórico Hotel Cidadela – aberto em 1966 como um dos mais inovadores à época e frequentado por políticos e aristocratas e figuras ilustres do teatro, música, teatro e desporto -, o Legacy Cascais procura manter viva a herança da hospitalidade de requinte que marcou várias gerações de cascalenses até a unidade fechar portas, já com três estrelas, em 2018. No seu lugar, o agora hotel quatro estrelas com chancela Curio Collection by Hilton instalou 59 quartos, vizinhos de apartamentos e moradias exclusivos.

Depois de um dia de passeio pela vila e baía de Cascais, que se encontram a curta distância a pé, os hóspedes conseguem recuperar energias nos quartos, cuja decoração é intemporal, em tons neutros. Seis deles, com camas gémeas, são comunicantes, para famílias. Atoalhados e roupas de cama da marca portuguesa Allcost, casas-de-banho forradas a mármore, roupão e chinelos e um tablet com os serviços do hotel à distância de um toque são mimos garantidos.

(Fotografia de Eduardo Ramos/DR)

(Fotografia de Eduardo Ramos/DR)

Nos tempos livres, a comprida piscina exterior convida a dar umas braçadas e a estirar o corpo na espreguiçadeira, havendo sempre o plano alternativo da piscina interior, caso o vento típico de Cascais não dê tréguas. Ao lado desta fica o spa, cujos tratamentos e massagens vão da drenagem linfática aos rituais orientais para corpo e rosto, com produtos da Elemis. Uma mini-sauna e um ginásio aberto 24h/dia completam a gama de serviços do hotel, que também aceita animais de companhia, em alguns quartos.

A aposta principal do Legacy Hotel em termos gastronómicos é o Don Alfonso 1890, o primeiro espaço português de uma marca familiar nascida na vila napolitana de S. Agata sui due Golfi, na península de Sorrento. Conduzido por Ernesto e Mário, ambos da quarta geração da família, o negócio fundado pelos pais Alfonso e Livia laccarino foi conquistando os paladares exigentes, incluindo da Michelin, e soma agora sete moradas um pouco por todo o Mundo. Para manter os elevados padrões, o hotel recrutou dois chefs italianos, assessorados por um chef consultor.

(Fotografia de Eduardo Ramos/DR)

(Fotografia de Eduardo Ramos/DR)

Ao almoço, Maurizio Ferrini cobre as pizas napolitanas e recheia as calzones com queijo fior di latte e molho de tomate San Marzano, entre muitos outros ingredientes puramente italianos, e coze-as a 400 graus durante 90 segundos. O resultado são pizas leves de digerir, estaladiças e ocas no rebordo, das quais o chef recomenda a clássica Diavola, com salame. A última novidade é que os clientes podem ligar a encomendar as pizas, e levantá-las no hotel no espaço de 15 minuos, em regime de take-away, todos os dias entre as 12h30 e as 17h.

À noite, a sala ganha outra luminosidade, a exaltar a inusitada e exuberante decoração asiática, enquanto da cozinha o chef Nicola Restaino envia pratos típicos da região de Sorrento e da costa de Amalfi. Vitello tonnato (mosaico de atum e vitela com molho tonnato, alcaparras e pó de alga); risoto de choco, ouriço-do-mar, amêijoa e pó de mexilhão; e lombo de angus com millefeuille de batata e queijo pecorino estão entre as propostas dos chefs. Porém, vale a pena guardar apetite para o identitário esparguete Don Alfonso com coulis de tomate, parmesão e manjericão, uma versão atualizada da original. Muitos dos produtos biológicos e sazonais chegam da quinta da família.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend