Saudade Flores em Campo de Ourique: a boa florista à casa torna

Ana Carolina Rocha, da Saudade Flores, Campo de Ourique. Ana Carolina Rocha, Florista e Proprietária (Rita Chantre / Global Imagens)
Há seis anos, uma bicicleta elétrica percorria a capital para vender flores e arranjos na rua. Hoje, a Saudade Flores cresceu em espaço e em público, somando um ateliê e duas lojas, a mais nova das quais em Campo de Ourique, o bairro lisboeta onde tudo nasceu.

Foi durante os dias de calor do verão de 2015 que uma bicicleta começou a dar nas vistas em algumas zonas de Lisboa, como Campo de Ourique, Terreiro do Paço ou Saldanha. Nas traseiras, trazia uma variedade de flores, que vendia onde passava e estacionava.

A fidelização do público e o passa-palavra rapidamente fizeram crescer o negócio de Ana Carolina Rocha e Raphael Monteiro. Aos dois espaços próprios na zona de São Bento (um deles agora funciona apenas como ateliê), juntou-se mais recentemente uma nova morada em Campo de Ourique, junto ao Jardim da Parada. Uma espécie de “a boa florista à casa torna”, já que foi ali que o casal começou a vender flores, na bicicleta elétrica que ainda hoje serve para levar encomendas ao domicílio na Grande Lisboa.

Na Rua 4 de Infantaria, não há como não dar com a Saudade Flores, não só pela sua fachada recheada de flores e plantas na calçada, como pelos aromas que vão saindo porta fora. “Ganhámos muitos clientes novos com os confinamentos e as entregas em casa, mas temos muitos fidelizados também, desde o início”, explica Ana Carolina, que trocou São Paulo por Lisboa há sete anos, com Raphael. Ela largou o emprego dedicado à moda desportiva, ele fez o mesmo na Função Pública. Os dois já eram “ciclistas urbanos” na sua cidade-natal e agora pedalam a sua própria marca.

(Fotografia de Rita Chantre/Global Imagens)

A dar vida e cor às paredes da nova morada da florista estão flores frescas de época (que chegam quase todos os dias, direto das estufas) e outras secas, desidratadas pelos próprios sem recurso a químicos.

Muitas das variedades são menos óbvias, quer pela espécie, quer pela tonalidade menos usual. Os clássicos – como rosas, hortenses e cravos – não faltam na oferta, mas também gerberas, brássicas, bocas-de-lobo, próteas, além de folhagens de carvalhos, ameixoeiras e bagas vermelhas.

Nesta casa, vendem-se ramos de flores ao estilo campestre a partir dos cinco pés, tanto os que já estão feitos no dia e expostos ou feitos de raiz, ao gosto de cada um.l

Outros produtos

Além da oferta floral, a loja também vende velas, jarras e plantas de interior, quase todas de fácil trato em casa.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend