Quando o assunto é azeites, Joana Lourenço, 30 anos, sabe do que fala. Afinal, cresceu no meio do negócio de família fundado em 1937 em Rio Maior, e em constante expansão. Quando esta loja abriu, com acesso por dentro do Mercado de Campo de Ourique e uma porta para a rua, chamava-se Lagar. Com a crescente procura, a oferta foi sendo alargada a outros produtos além dos da marca própria e da zona do Ribatejo, e o espaço mudou para Erva D’Ouro, em alusão à folha da oliveira, ao “ouro líquido” extraído da azeitona e ao próprio nome do bairro.
Joana revela que sempre teve o sonho de gerir um negócio próprio. Formada em jornalismo, trabalhou na rádio, esteve um ano e meio em galerias de arte em Londres e decidiu voltar para Portugal. Agora, é embaixadora dos azeites Fonte da Bica, mas também de muitos outros, de pequenos produtores de várias regiões do país. É um verdadeiro mundo, no qual mostra à-vontade para saber aconselhar a compra e mesmo harmonizações, pois tirou cursos com José Gouveia, um dos maiores especialistas nacionais em azeite, no Instituto Superior de Agronomia.
Todos os dias há azeites disponíveis para degustação.
Nas prateleiras, a maioria dos produtos é de origem nacional, e o que não é vem de Itália para responder às tendências de consumo: azeite trufado, manteiga de trufa, pesto, risotos, polpa de tomate e pastas. Os vinhos são a outra grande oferta da loja e chegam de pequenos produtores do Algarve, Alentejo, Ribatejo, Trás-os-Montes e Douro, uns orgânicos, outros naturais e outros mais clássicos, para todos os gostos, momentos e carteiras. As marcas variam também conforme o que os produtores vão sugerindo.
Para completar um cesto de compras para um jantar de amigos, por exemplo, pode-se comprar igualmente vários tipos de sal de Rio Maior, mel, pasta de azeitona, tostas de pão alentejano, vinagres e produtos dos Açores, tais como queijos das ilhas do Pico e da Terceira, doces de frutas, queijadas e biscoitos. À quarta-feira e ao sábado, o padeiro local Pão do Pastor abastece também a loja. Sábado é também o dia em que a Erva D’Ouro dinamiza provas de produtos, entre as 12h e as 18h, e em que só é preciso os clientes aparecerem.
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.