6 lojas em Aveiro e Coimbra com ideias para os presentes de Natal

A Canteiro Florido é uma florista com 53 anos de histórias na cidade de Aveiro. (Fotografia de Maria João Gala/GI)
Queijos, conservas, pinheiros, vestuário masculino, chás ou joias são algumas das ideias de presentes de Natal que estas lojas do comércio de rua em Coimbra e Aveiro propõem para esta quadra. Conheça-as.

Aveiro

Canteiro Florido
O pinheiro, disponível em diferentes tamanhos, com ou sem vaso decorativo, é um dos produtos em destaque nesta florista, que leva 53 anos de existência. Depois do Natal, aquela árvore em miniatura deve ser colocada no exterior, seja mudando-a para um vaso maior ou plantando-a no jardim ou quintal, recomenda Madalena Matias, apelidada de Lenita. Mas o que mais sai nesta época é mesmo a estrela-de-natal, planta de exterior (“para ficar vermelha, tem de ter frio”) que também se dá dentro de casa. Preços: pinheiros entre 7,50 e 15 euros; estrela-de-natal, 4,75 euros.

(Fotografia de Maria João Gala/GI)


Loja da Rua Larga
É um espaço aconchegante, dominado pela madeira, com vários mimos para comer e beber, como chocolates, biscoitos, cafés, infusões, tisanas ou chás, que podem ser vendidos a granel, em latas ou em pacotinhos. A loja abriu há 32 anos, com o nome pelo qual era conhecida a rua, e está há 25 nas mãos de Fátima Marinha, que também faz cabazes à medida, em caixas ou sacos de pano que depois podem ser reutilizados. A mistura de café puro com chicória, para preparar à antiga portuguesa, é dos produtos mais requisitados (preço: 8,80 euros/quilo).

 


Maria Semijoias
Maria do Carmo Sousa, conhecida como Carminho, é o rosto desta loja de semijoias, que é o mesmo que dizer bijutaria. Há anéis, colares, brincos e outras peças destinadas ao público feminino, em aço ou em cobre com banho de ouro de 18 quilates, ornamentadas com cristais e pedras naturais. Custam entre 5,90 e 39,90 euros e têm a vantagem de ser antialérgicas, porque isentas de crómio e níquel.


Coimbra

A Bordaleira
Ricardo Patrício, de Celorico da Beira vivia saudoso dos sabores da terra natal, quando decidiu abrir uma loja de produtos alimentares e artesanais oriundos da serra da Estrela. Na Bordaleira – nome de uma raça de ovinos autóctone – cabem enchidos, queijo da serra, requeijão, vinhos, biscoitos, compotas, cobertores de lã e pantufas de pele de ovelha.

(Fotografia de Maria João Gala/GI)


Salgueiro’s – Chapelaria e Camisaria

É uma loja centenária: o primeiro registo, que consta dos arquivos da Universidade, data de 1869. Funcionou sempre como chapelaria e, entretanto, passou a vender também camisas de homem, guarda-chuvas e outros acessórios. Os preços dos bonés começam em 13 euros e os dos chapéus em 20 euros.

(Fotografia de Maria João Gala /GI)


Zeca
A Zeca, que nasceu em Aveiro e, há um ano, abriu nova casa de produtos tradicionalmente portugueses em Coimbra, tem alguns artigos próprios, entre eles as sardinhas de chocolate. Há uma coleção ligada ao turismo e outra de Natal. As latas, com ilustrações e mensagens divertidas, como “era isto ou uma incrível lata de atum” ou “era isto ou um lindo par de meias”, são vendidas à unidade (4,5 euros) ou em embalagens de quatro (18 euros). A loja fica na Hortícola de Coimbra e mantém o legado desse estabelecimento centenário, até porque continua a vender sementes.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend