Depois da abertura do La Susy by Chakall – uma homenagem à mãe e ao país de origem -, em Gaia, o chef argentino atravessou o rio Douro para abraçar mais um projeto, desta vez no centro do Porto. O Zapata by Chakall, instalado na Rua Cândido dos Reis, e em soft opening desde 16 de maio, aposta nos sabores do México, país onde o chef chegou a cozinhar. “Viajou na juventude de mota sozinho pela América Latina e chegou a trabalhar algumas temporadas no México onde ia com frequência fazer showcookings e outros eventos”, lê-se em comunicado.
Pratos mexicanos como o mole poblano com Frango (frango com molho de chocolate amargo, servido com arroz) partilham a ementa do gastrobar com outros sabores da América Latina, como as famosas empanadas argentinas, que se cruzam ainda com elementos da cozinha do Médio Oriente.
- Zapata by Chakall (Fotografia: DR)
- Zapata by Chakall (Fotografia: DR)
- Zapata by Chakall (Fotografia: DR)
Os cocktails são outra das apostas do espaço. Conforme anuncia o comunicado, “os pratos estão intimamente vinculados com as bebidas mexicanas e o Zapata by Chakall tem uma das melhores coleções de Tequila e Mezcal em solo português”.
- Zapata by Chakall (Fotografia: DR)
- Zapata by Chakall (Fotografia: DR)
- Zapata by Chakall (Fotografia: DR)
O projeto nasceu de um desafio lançado ao chef Chakall pelo empresário Miguel Camões, responsável por vários espaços no Porto e na Póvoa de Varzim (The Gin House, The Royal Cocktail Club, Vermuteria da Baixa, Bierhaus, Plastic e Pizzaiolo), a que se junta agora o Zapata, nome escolhido pelo chef, e inspirado numa figura importante da história do México. “Emiliano Zapata foi um líder na Revolução Mexicana de 1910 contra a ditadura de Porfírio Diaz e é, até hoje, considerado um dos heróis mexicanos. Eu, que adoro história, admirava Zapata desde miúdo. Não tive dúvidas no nome, nem por um segundo!”
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.
