Depois de uma profunda renovação da decoração e da organização do espaço (que deixou de ter entrada direta pelo átrio do hotel Sheraton Cascais, na Quinta da Marinha), o Yakuza Cascais lançou recentemente um novo menu que pode bem ser uma porta de entrada no universo japonês criado pelo chef e empresário Olivier da Costa. Chama-se Omakase e o nome diz tudo, ao remeter para a confiança que o cliente é convidado a depositar nas mãos do chef, neste caso, da dupla Alexandre Hatano e Olivier, que o elaboraram criativamente.
Composto por sete momentos, da entrada à sobremesa, o menu Omakase, dimensionado para uma pessoa (50 euros sem bebidas) começa com uma dose de edamame trufado (a vagem de soja, muito consumida nas izakayas,. ou tabernas japonesas). Depois, o cliente é convidado a escolher outras duas entradas, entre as seguintes opções: taco Sakana (peixe branco e guacamole, entre outros ingredientes) ou temaki de salmão; gyosa ou ika crispy (isto é, uma taça de lulinhas fritas no ponto, acompanhadas de maionese de especiarias).

(Fotografia: DR)

(Fotografia: DR)
Os três momentos que se seguem no menu Omakase são dedicados ao sashimi, nigiris e sushi rolls e todos incluem seis unidades por pessoa. É aqui que a equipa de sushi brilha, pois as composições são sempre diferentes. A ideia subjacente é que cada pessoa viaje pelo binómio criatividade e tradição que marca os restaurantes Yakuza, cujo lema é unir as tradições japonesas com a criatividade e originalidade do Ocidente. A sobremesa, por sua vez, também roda entre as quatro disponíveis no menu, disponível apenas em Cascais.
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.
